Dicas para harmonizar macarrão com vinhos
Sommelière sugere rótulos que combinam com saborosos molhos
Você sabia que o macarrão tem um dia todo especial para ser celebrado? Desde 1995, o Dia do Macarrão é celebrado em 25 de outubro por diversos países. A data foi instituída em Roma com o objetivo de difundir os benefícios dessa delícia e aumentar seu consumo per capita. O alimento tem forte presença no Brasil e, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, cada brasileiro consome cerca de 5 quilos de macarrão por ano.
O macarrão chegou por aqui pelas mãos dos imigrantes italianos, na segunda metade do século 19, e foi facilmente aceito e incorporado aos nossos hábitos alimentares. O crescente interesse da população fez com que surgissem pequenas fábricas de macarrão, com uma produção pequena e bem caseira, até começarem a aparecer as primeiras indústrias de massas alimentícias, que, nos dias atuais, possuem alta tecnologia e respondem pela terceira maior produção do mundo, perdendo apenas para a Itália e Estados Unidos.
Macarrão e vinho é sempre um sucesso
Por ser um típico prato italiano, é sempre uma boa pedida servi-lo acompanhado de uma bela taça de vinho. “Para harmonizar vinhos e macarrão, a dica é observar a composição de ingredientes do molho. Vale prestar atenção quais são as características mais marcantes da receita”, provoca Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine.
Confira a seguir as sugestões de harmonizações da especialista:
Molho ao sugo
O clássico macarrão ao sugo leva geralmente um molho de tomate de sabor marcante, rico em acidez, que pede um vinho poderoso para acompanhá-lo. Nessa hora, a Itália nos surpreende com seus vinhos a base da uva Sangiovese, que são altamente saborosos e gastronômicos. Invista no Conte Fosco I.G.T. Sangiovese Rubicone 2020 para equilibrar de forma harmoniosa essa combinação.
Molho à bolonhesa
Outra possibilidade bastante comum é adicionar carne a esse molho vermelho, que vai ganhar mais peso e nuances. À medida que você adiciona mais riqueza ao molho, é possível avançar no corpo do vinho, preservando sua acidez, como acontece no Parthenium D.O.C. Sicilia Nero d'Avola Shiraz 2018, um blend de duas uvas intensas que tem estrutura e complexidade para aguentar a intensidade do molho.
Molho à base de queijos
Uma massa acompanhada de um saboroso molho de queijos é uma ótima versão, que também pede vinhos com boa acidez para limpar o paladar envolvido na gordura dos queijos. Aqui, um branco mais untuoso como o Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Chardonnay 2021 completa perfeitamente a cremosidade do prato.
Molho ao funghi
Os vinhos tintos mais leves e florais, como um bom Pinot Noir, fazem uma incrível dupla com molhos elaborados com cogumelos como o shitake e o paris ou vegetais de raiz. Nesse caso, aposte no Nederburg 56 Hundred Pinot Noir 2018.
Molho de camarão
Se a inspiração da receita do molho for o litoral e os acompanhamentos frutos do mar ou camarões, a dica é escolher um rosé leve, frutado e bem refrescante, como o chileno Quinta Las Cabras Rosé 2021.
“Em resumo, a atenção deve se concentrar na intensidade dos ingredientes que compõem o molho, para encontrar o par ideal no universo dos vinhos”, conclui Marina. Escolha sua combinação e não deixe essa data passar sem brinde!
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI