00:00
21° | Nublado

Conheça vinhos para harmonizar suas receitas preferidas
Sommelière da Wine sugere rótulos para destacar os sabores de lasanhas clássicas e suas variações mais famosas

A dica da sommelière é se atentar aos ingredientes e condimentos predominantes no recheio. (Foto: Divulgação)

Publicado em 01/08/2024

No dia 29 de julho foi celebrado o Dia da Lasanha, receita que, embora tenha origem italiana, ocupa um lugar especial na culinária brasileira. Enriquecida por diversos temperos e sabores, este prato composto por camadas de massa, queijo e molhos, é um dos favoritos para almoços e confraternizações em família. E, como toda boa massa, há sempre ótimas opções de vinhos para ressaltar os sabores de cada preparo. 

“Para os apaixonados por lasanhas e vinhos, a dica é se atentar aos ingredientes e condimentos predominantes no recheio. São eles que darão o tom para as harmonizações acontecerem de maneira assertiva”, diz Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. 

Lasanha à bolonhesa 

A versão clássica da lasanha possui a acidez do molho vermelho e a estrutura da proteína da carne moída, características podem ser realçadas com um vinho tinto com bom frescor e taninos presentes. Uma boa indicação é o tinto espanhol La Vanidosa D.O.Ca. Rioja Graciano 2021, um exemplar de corpo médio, aromas intensos de amora e cereja madura, notas picantes e boa complexidade de sabores.

Lasanha com queijos 

Para uma lasanha coberta e recheada com queijos variados, em que a gordura é mais presente, vale escolher um vinho branco com boa acidez para limpar a untuosidade do prato no paladar. No caso, a sugestão da sommelière da Wine é espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023, um blend de Chardonnay e a Macabeo que ressalta aromas de frutas tropicais e flores brancas, agregando muito frescor.

Lasanha de cogumelos 

A lasanha de cogumelos, por ter um recheio mais delicado e com notas terrosas, faz um par perfeito com a estrutura e os sabores intensos da Pinot Noir. Uma aposta acertada para esta receita é o chileno T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Pinot Noir 2021. Com aromas intensos de frutas vermelhas como cerejas e framboesas silvestres, notas herbáceas, sutis notas terrosas e minerais, neste exemplar, a uva Pinot Noir traz suas nuances encantadoras e expressa a alta qualidade produtiva de um dos principais vales chilenos.

Lasanha de abobrinhas

Uma lasanha preparada com camadas de abobrinhas ou de berinjelas permitem uma versão mais leve da receita, cuja harmonização será ditada pelo molho. Se a preferência for por molho vermelho, aposte no Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2023, um tinto chileno com sutis toques herbáceos que vai combinar com os aromas e sabores dos legumes. Para uma versão com molho branco, a dica é optar por um bom Sauvignon Blanc, como o também chileno Baron Philippe de Rothschild Sauvignon Blanc 2023, que vai complementar o frescor do prato com excelência.

 

 

Da redação

Fonte: Wine

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045