BEBIDAS - 1ª QUINZENA DE AGOSTO
Cursos: alternativas para quem busca maior conhecimento sobre os vinhos
Fico impressionado, no sentido positivo, com a quantidade de pessoas procurando informação (e formação) quando o assunto é vinho. Há cinco anos ministro um Curso Básico de Degustação na Santa Adega e a procura nunca foi tão grande. As mais variadas pessoas: jovens, melhor idade, muitas mulheres, dezenas de casais, grupos de amigos e estudiosos do tema. No começo era difícil fechar uma turma, mas persisti, e hoje estou abrindo para grupos fechados e tenho que formar turmas extras. Além disso, montei turmas que denomino “intermediárias”, para as pessoas que já fizeram o básico e procuram mais informações.
Isso reflete o estágio que se encontra o mercado de vinhos na região. Muita gente interessada no mercado, lojas boas e com várias opções de qualidade. Os restaurantes, por mais que ainda tenham muito o que melhorar, buscam cada vez mais agradar o cliente e profissionalizar sua brigada, sou prova viva desse fato e faço dezenas de treinamentos nesse sentido com nossos parceiros.
Mas, ao mesmo tempo que temos milhares de vinhos e dezenas de pontos de vendas, temos cada vez mais escolhas e elas são sempre difíceis. O que vale a pena? Qual a região que faz os melhores vinhos, de acordo com o meu paladar? Quanto mais velho o vinho melhor? Com que esse vinho harmoniza? Essas e tantas outras perguntas surgem todos os dias quando estamos diante de uma prateleira de vinhos. Por isso, já falei em outras colunas, busco profissionalizar a equipe e sempre me reciclar e viajar, conhecer, estudar e tentar multiplicar isso pra todos os clientes e amigos.
Quando vejo uma turma lotada de pessoas querendo informações, querendo desmistificar velhas lendas, querendo responder aquele parente “enochato” cheio de manias e fotos de rótulos famosos no Facebook, fico muito feliz e acredito que teremos um bom futuro pela frente. Consumidores com mais conhecimento e informação exigem mais e com mais exigência nos tornamos melhores, com mais conhecimento para oferecer e uma seleção de vinhos mais diversificada e de qualidade.
Escrevo a poucos minutos de iniciar uma turma nova do módulo Básico, pessoas cheias de dúvidas, vícios, informações confusas, mas que gostam muito de vinhos e querem ter a possibilidade de adquirir mais conhecimento para fazerem melhores escolhas e aproveitarem ainda mais esse néctar. Isso é empolgante!
E pra não sair sem nenhuma dica, que tal um bom Português como o Loios de João Portugal Ramos, um vinho delicioso do Alentejo por menos de R$50,00? Saúde!
Sobre o autor
Eduardo Machado Araujo
Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers
Ver outros artigos escritos?