Aprenda a harmonizar cada etapa de um jantar
Especialista dá sugestões de vinhos para receber convidados e acompanhar a entrada, o prato principal e a sobremesa
Em comemoração ao Dia Mundial do Chef de Cozinha, celebrado em 20 de outubro, que tal valorizar o talento daqueles que transformam ingredientes em verdadeiras experiências gastronômicas? Para quem não é especialista, mas gosta de se aventurar na cozinha, a celebração pode ficar por conta elevar o nível de um jantar, testando novas receitas e experimentando novas harmonizações com vinhos e espumantes.
Para auxiliar nessa missão, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz dicas valiosas de harmonização entre pratos e vinhos. Confira a seguir!
Drink de boas vindas
Ao receber convidados, ofereça um espumante como welcome drink. A sugestão da especialista é o Espumante Maraví Rosé Brut, de origem nacional, que revela todo o potencial brasileiro na elaboração de bebidas saborosas e refrescantes, com borbulhas delicadas e cremosas que encantam o paladar. Oferecer um espumante de boas vindas ajuda no clima de festividade e descontração logo no começo do encontro.
Vinho de aperitivo
Para dar início ao jantar, o ideal é preparar uma entrada leve para acompanhar a crescente de sabores e sensações ao longo da noite. A escolha pode ser uma salada ou canapés. Para acompanhá-la, dê preferência a um vinho branco ou rosé, de corpo igualmente leve, com frescor e nuances frutadas, como o vinho branco espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023, que equilibra aromas e sabores com sutileza e refrescância.
Vinho do jantar
No momento do prato principal, é hora de construir sabores mais marcantes, que tragam intensidade para as papilas gustativas. O tom da harmonização se dá pela proteína escolhida e também pela estrutura da receita.
Carnes brancas e peixes tendem a ser mais delicados e pedem um vinho tinto de leve a médio corpo, taninos discretos, de preferência sem passagem por barrica. Para essas opções, aposte nas uvas Pinot Noir, Merlot, Garnacha ou Sangiovese. O tinto italiano Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosso 2021 tem um rótulo belíssimo que encanta os olhares só pela garrafa. Agora, se a escolha for uma carne vermelha, observe a intensidade de sabor e o nível de gordura, apostando em vinhos de corpo médio a alto, elaborados com Cabernet Sauvignon, Syrah ou Malbec, com amadurecimento em barricas de carvalho, para ganhar mais potência e taninos mais acentuados como no chileno Peninsula Single Vineyard Syrah 2021.
A dica de ouro é se atentar ao molho escolhido, que pode trazer mais ou menos intensidade ao prato, exigindo vinhos mais ou menos estruturados e complexos.
Vinho de sobremesa
Nada como uma bela sobremesa para encerrar o espetáculo gastronômico. Doces a base de creme e frutas combinam com vinhos elaborados pela Moscatel, que podem ser frisantes, espumantes ou licorosos e de colheita tardia. O Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2024 equilibra perfeitamente a doçura e o frescor que os doces mais suaves pedem.
Para os amantes do chocolate, a sugestão é escolher um vinho do porto, na versão ruby que traz um toque de frutas vermelhas, ou na versão tawny que explora as notas de frutas secas e carameladas.
Da redação
Fonte: Wine
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI