00:00
21° | Nublado

Alimentos mal lavados podem causar doenças

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 10/02/2022

Alimentos mal lavados podem causar uma série de problemas para quem os ingere. Dependendo da intensidade, do tipo da contaminação e da resistência imunológica da pessoa podem levar à hospitalização e, até mesmo, ao óbito. Por isso, mais do que lavar, você deve higienizar os alimentos.

A nutricionista e coordenadora de curso de graduação em Nutrição, Marivone Rosa, explica que limpar os ingredientes com água corrente ou mergulhar hortaliças em uma solução com vinagre, limão ou bicarbonato de sódio não é o suficiente. “Isso não elimina todos as substâncias, apenas tira a terra ou algum inseto presente no alimento”, comenta.

Alimentos mal lavados podem gerar hepatite, verminoses, leptospirose, entre outras doenças. Microrganismo patogênicos podem ser encontrados na casca de verduras e frutas pelo contato com o solo, fertilizantes, água não potável e até mesmo com dejetos de pombos, ratos ou outros animais, que podem aparecer no local onde foram cultivados.

O processo de higienização deve acontecer em duas etapas. “Primeiro é necessário esfregar os alimentos individualmente para remover a sujeira”, recomenda. “Isso pode ser feito com as próprias mãos no caso de folhas, ou utilizando escovas pequenas que auxiliam no processo de higienização, principalmente em superfícies rugosas e resistentes, como a casca de cenouras e beterraba”, completa.

Em seguida, o indicado é deixar os ingredientes por 10 ou 15 minutos em uma mistura de água com hipoclorito de sódio (água sanitária). “Nas hortaliças é de suma importância realizar esse processo de limpeza, após esse período de molho é só enxaguar e secar com um pano limpo para consumir. Existe no mercado centrífugas para alimentos que auxiliam nesse processo”, completa. “Outro produto que pode ser utilizado na higienização é a água oxigenada 10 volumes, porém pode ocorrer a transferência do sabor do produto para o alimento”, acrescenta.

Outra dica da nutricionista para garantir a saúde da família é optar por frutas, legumes e verduras da estação na hora de fazer as compras, além de priorizar os produtos orgânicos. “Faça o consumo desses produtos, pois eles não levam a mesma quantidade de substâncias químicas que os outros que não são comuns no período. No caso dos orgânico apesar de ser um pouco mais caro eles são mais saborosos e saudáveis”, explica a coordenadora. “A mesma dica é para os produtos regionais, eles demandam menos uso de agroquímicos, pois não irão percorrer longas distâncias até chegar à venda”, conclui.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!