A hora é dela
Protagonista da temporada, tainha ganha versões irresistíveis
Todo ano, aqui em Floripa, temos uma temporada muito especial. Ela normalmente começa em maio com a chegada das temperaturas mais amenas e termina em final de julho. Já adivinharam de qual temporada estamos falando? É a temporada da tainha!Com a chegada do frio o cardume vem para a costa em busca de águas mais quentes. E para aproveitar este ícone da culinária local, nossos colunistas e experts da gastronomia, Ceres Azevedo e André Vasconcelos, ensinam receitas que prometem agradar a todos.
RECEITAS
Tainha sobre tartar de pinhão, chuchu e aroeira
(André Vasconcelos)
Tainha - Ingredientes: 2 filés livres de pele e da gordura escura e separados em quatro lombos altos, 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada, sal e pimenta branca moída. Modo de Preparo: Tempere os filés com sal e pimenta branca moída e reserve na geladeira por duas horas cobertos com um pano. Doure bem os files dos dois lados e reserve em forno morno.
Tartar - Ingredientes: 2 alhos-porós picados finamente, 1 xicara de pinhão cozido cortado em rodelas, 1 xícara de chuchu cortado em cubos pequenos, 4 dentes de alho amassados, 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada, sal e pimenta branca moída na hora a gosto. Modo de preparo: Derreta a manteiga em uma frigideira de fundo largo e grosso e refogue o alho-poró e o alho sem deixar pegar nenhuma cor. Coloque o chuchu e tempere com sal e pimenta. Refogue lentamente acrescentado um fio de água sempre que necessário até que fique macio. Acrescente o pinhão e acerte o tempero.
Molho - Ingredientes: ½ xicara de sementes de aroeira fresca, ½ xicara de toucinho defumado picado finamente, 1 colher (sopa) de banha de porco, 2 colheres (sopa) de azeite, raspas de 2 limões caipiras, 1 xicara de nata batida e temperada com sal e pimenta branca moida. Modo de preparo: Doure o bacon na banha e acrescente as sementes de aroeira sem deixar escurecer. Tire do fogo e emulsione com a manteiga gelada.
Montagem: Coloque no centro do prato uma colherada do tartar e sobre ele a tainha dourada. Regue com o molho e coloque no prato pequenas colheradas da nata batida e gomos do limão caipira.
Tainha Recheada com Ovas
(Ceres Azevedo)
Ingredientes: 1 tainha, 2 ovas, azeite de oliva, 50g de manteiga, 2 limões, 1 copo de vinho branco seco, sal, páprica picante, açafrão em pó, ¼ de pimenta dedo de moça picadinha, pimenta do reino, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 2 xícaras de farinha de mandioca, 6 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada. Modo de preparo: Depois de limpar a tainha, se preferir retire a cabeça e o rabo. Faça uns furos no dorso com a faca para penetrar melhor o tempero. Esfregue um limão no lado de dentro e de fora. Regue com o vinho branco. Com o sal, a páprica picante, o açafrão, a pimenta picada, azeite de oliva e um pouco de suco de limão faça uma pasta e esfregue em toda tainha. Deixe absorver o tempero por aproximadamente umas duas horas. Utilize aproximadamente uma colher de sobremesa de cada ingrediente da pasta, com exceção do sal que deve ser um pouco menos. Enquanto isso prepare a farofa de ovas. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e frites as ovas de um lado e depois do outro. Deixe esfriar, retire a pele e reserve as ovas. Em uma panela refogue a cebola e o alho com a manteiga, acrescente a farinha de mandioca, as ovas e mexa bem. Tempere com sal, açafrão em pó, pimenta do reino e acrescente a salsinha e a cebolinha. Misture bem e recheie a tainha com esta farofa. Regue com azeite de oliva e leve ao forno aquecido em temperatura de 180° até a tainha ficar macia e dourada. Você pode colocar na assadeira com a tainha algumas cebolas, pimentões e alho para assar junto. Fica uma delícia. Os sabores se misturam e se complementam. Dica: Sirva a tainha acompanhada de arroz com refogado de pinhão, salada de folhas e a farofa que sobrou do recheio.
Pesca artesanal da tainha é certificada como patrimônio imaterial de SC
Duas comunidades pesqueiras do litoral catarinense que praticam a pesca artesanal de tainhas receberam no início deste mês o registro de patrimônio imaterial catarinense: a Praia do Campeche, em Florianópolis, e o município de Bombinhas, no litoral norte de SC. A pesca artesanal da tainha no Campeche é a segunda comunidade pesqueira em Santa Catarina a ter seus costumes formalmente registrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão gestor do patrimônio no âmbito estadual. A pesca artesanal da tainha praticada em Bombinhas é reconhecida pela comunidade pesqueira como "Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de um Pau Só", sendo a terceira a ter seus costumes formalmente registrados pela Fundação.
Da redação