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1 milhão de garrafas a menos

Foto: Reprodução

Publicado em 07/01/2021

O ano do vinho brasileiro não pode ser replicado ao mundo dos espumantes. Não até novembro de 2020, pelo menos, quando o volume de venda de borbulhas ficou 1 milhão (mais precisamente, 1.071.506) de garrafas aquém do que o alcançado nos 11 meses de 2019.

Os dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) evidenciam que houve frustração em relação à expectativa para a venda de espumantes. De janeiro a novembro de 2019, foram comercializados 5.104.072 litros, contra 4.300.442 litros em 2020. Ou seja, foram 803.630 litros a menos nos 11 meses deste ano na comparação com idêntico período do ano passado. O cancelamento de eventos e a falta de garrafas influenciaram no desempenho final.

No entanto, os cálices dos vinhos finos brasileiros estão mais cheios: houve incremento de 58,11% no mesmo comparativo, passando de 14.366.055 litros para 22.713.777 litros vendidos.

“Realmente 2020 é o ano do vinho brasileiro. A percepção da qualidade do produto pelo próprio brasileiro que, movido pela alta do dólar, passou a optar pelos rótulos nacionais, é motivo de comemoração, pois mostra um novo período para o setor”, celebra o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.

Embora os dados de espumantes ainda sejam tímidos, o mês de dezembro pode surpreender, já que muita gente deixou as compras para a última hora, mas não o suficiente para reverter o cenário: “Tínhamos uma expectativa maior em relação aos espumantes, mas ainda temos dezembro para contabilizar. Mesmo assim, acreditamos que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e o vinho passou a ser o grande companheiro, enquanto o espumante, líder das festas de final de ano, perdeu um pouco do seu brilho em razão do momento pandêmico vivido”, avalia Argenta.

Sem reclamar

Na vinda à cidade, para as festas de Natal e Ano Novo, o enólogo Adriano Miolo conversou conosco, na Pizzeria Milano. Para ele, em 2020 as vendas de espumantes do Miolo Wine Grup se mantiveram quase no mesmo patamar de 2019. Portanto, com boas vendas apesar da pandemia.

 

Da redação