Variantes do Coronavírus: O que você precisa saber
Os vírus, de uma forma geral, constantemente sofrem alterações através de mutações e, algumas vezes, estas resultam em novas variantes. Algumas podem surgir e desaparecer em seguida, enquanto outras podem persistir. Uma certeza que temos é que novas variantes continuarão a surgir.
Inúmeros órgãos oficiais de saúde pública pelo mundo, estão monitorando todas as variantes do vírus que está causando a Covid-19.
Ômicron
Uma nova variante está se espalhando pelo mundo e casos já foram confirmados no Brasil. No último dia 26 de novembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou uma nova variante - B.1.1.529 -, como uma variante de preocupação, e a chamou de variante Ômicron. Ela foi reportada à OMS em 24 de novembro de 2021, pela África do Sul, e apresenta um "grande número de mutações", sendo algumas, preocupantes.
O seu recente aparecimento vem reforçar ainda mais a importância da vacinação e dos reforços das vacinas, além das estratégias de prevenção necessárias para a proteção contra a Covid-19.
Atualmente, a recomendação do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, é de que todas as pessoas acima de 5 anos de idade devem ser vacinadas, e de que todas as pessoas acima de 18 anos de idade devem receber a terceira dose de reforço das vacinas contra a Covid-19.
Ações no Brasil
A Secretaria da Saúde do Distrito Federal confirmou, no início da tarde dessa quinta-feira, 02, dois casos da variante Ômicron da Covid-19, em Brasília. Segundo a pasta, exames laboratoriais comprovaram a infecção. As duas pessoas contaminadas vieram da África do Sul em voo que chegou ao aeroporto de Guarulhos (SP) no sábado, 27 de novembro. Com essas novas confirmações, o Ministério da Saúde eleva para cinco o número de pessoas contaminadas pela variante Ômicron no Brasil.
Alguns governadores, por precaução, estão decretando cancelamento das festas de réveillon nos seus estados, apesar do Brasil estar vivendo uma situação mais controlada da pandemia, diferentemente da África e de alguns países europeus.
Reinfecção
Há evidências sugerindo que a Ômicron pode facilitar a reinfecção. Todos os continentes já registraram casos desta variante. Medidas não farmacológicas (máscara, distanciamento, ambientes ventilados) protegem contra as variantes. Não há por enquanto nenhum registro de morte ligada à nova variante. Os laboratórios fabricantes de vacinas contra a Covid-19 estão trabalhando continuamente para adaptar as vacinas às novas variantes.
Ainda não se sabe ao certo se a variante Ômicron é mais transmissível do que as outras, se causa sintomas mais graves ou mortes e se apresenta resistência à vacinação.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Sobre o autor
Dr. Jamil Mattar Valente
Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha
Ver outros artigos escritos?