00:00
21° | Nublado

Saiba como manter o pique nos dias quentes
A saúde e o desempenho físico dependem de escolhas inteligentes durante os dias quentes de verão

Mantenha a energia sem abrir mão dos treinos no calor. Conheça as alternativas que ajudam a preservar sua disposição. (Foto: Freepik)

Publicado em 16/02/2025

Em grande parte do Brasil, os três primeiros meses do ano são marcados por temperaturas elevadas, com isso, muitas pessoas enfrentam o desafio de manter a energia e o bem-estar. O verão exige atenção à saúde, seja nos treinos ou na folia dos blocos de rua. Nos dias quentes, o segredo para manter o pique está na alimentação, hidratação e escolha de atividades físicas adequadas à estação. Exercícios de alto impacto, principalmente ao ar livre, podem ser prejudiciais para quem não está habituado, sobrecarregando o corpo e aumentando o risco de lesões e cansaço.

Malhar em ambientes climatizados é uma excelente alternativa para quem prefere não abrir mão dos exercícios durante os períodos mais quentes do ano. A prática de exercícios em espaços com ar-condicionado, além de melhorar o desempenho, ajuda a evitar o risco de exaustão térmica, uma condição comum quando o corpo não consegue regular sua temperatura devido ao calor extremo. Esse ambiente controlado permite que o corpo se mantenha fresco, evitando o desgaste muscular e reduzindo a chance de desidratação. “O calor pode prejudicar o rendimento físico e aumentar a chance de lesões, por isso, malhar em um ambiente com temperatura controlada faz toda a diferença”, comenta Bianca D’ Elia,Coordenadora técnica da Selfit Academias.

Hidratação e alimentação equilibrada são essenciais. “O metabolismo corporal funciona para garantir seu equilíbrio e funcionamento pleno. Temperaturas elevadas mexem nessa dinâmica, e o corpo lança mão de mecanismos como o aumento da sudorese para regular a temperatura. Sem hidratação adequada, pode ocorrer desidratação, levando a fraqueza e queda no desempenho físico”, explica Helen Lima, nutricionista e professora da Faculdade Senac Pernambuco. Ela recomenda evitar bebidas alcoólicas, alimentos ultraprocessados e muito condimentados, que dificultam a digestão e favorecem a retenção de líquidos. “Alimentos que promovam reposição hídrica e de minerais, como sucos de frutas, água de coco, frutas ricas em água e bebidas mistas, são essenciais para manter o equilíbrio”, avisa.

“O calor pode até afetar nossa disposição, mas, com algumas adaptações, como priorizar treinos leves ou em espaço climatizado, beber bastante água e manter uma alimentação balanceada, ajuda a não perder o ritmo. Ouça os sinais do seu corpo, adapte sua rotina e aproveite cada momento da estação. Não esqueça de procurar orientação especializada de um Educador Físico para montar treinos que ajudem a chegar em seu objetivo de forma segura”, conclui Bianca.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI