Por que os pés incham durante o frio?
A sensação é comum no inverno e faz parte de uma reação natural do organismo, mas é possível aliviar esse desconforto

Desde o fim de maio, o Brasil tem recebido as primeiras ondas de frio que já sinalizam a chegada do inverno, que teve início em 20 de junho. O período, que pode ser agradável para alguns, também é sinônimo de incômodo para outros, principalmente aqueles mais sensíveis a sintomas como inchaços nos membros inferiores ou sensação de mãos e pés gelados, mesmo com o uso de luvas e meias.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a sensação de inchaço ou até mesmo de membros gelados é causada pela vasoconstrição. Trata-se de um mecanismo natural do corpo, que visa preservar a temperatura quando estamos expostos a baixas temperaturas. Na busca por manter órgãos vitais como o coração e o cérebro aquecidos, o organismo contrai os vasos sanguíneos periféricos e reduz o sangue nas extremidades, como mãos, pés e pernas.
Mesmo que isso seja parte de uma reação natural, a SBAVC alerta que esse processo pode causar desconforto com o surgimento de inchaços nas extremidades do corpo, provocado pela circulação reduzida. Além disso, o retorno venoso - parte do fluxo sanguíneo que corre dos pés para o coração - pode ser prejudicado, o que favorece a retenção de líquidos e provoca o edema.
Outra possibilidade é o Fenômeno de Raynaud, que também pode ser desencadeado pelo frio. Neste quadro, é observada a redução da oxigenação dos tecidos e o surgimento de sintomas como dor e formigamento persistentes. Pessoas com diagnósticos de hipertensão, diabetes e obesidade são mais suscetíveis a esse tipo de problema. Na dúvida, sempre busque orientação médica.
O que fazer para prevenir os inchaços durante o frio:
Meias de compressão: as meias são utilizadas no tratamento de problemas de circulação, que causam inchaços, fadiga e conseguem aliviar vários sintomas causados pelo frio;
Hidratação: beber bastante água ajuda a manter a viscosidade do sangue adequada e melhora a circulação venosa;
Roupas confortáveis: vestimentas muito justas podem dificultar o fluxo sanguíneo e agravar problemas circulatórios;
Atividade física: movimentar-se regularmente, mesmo dentro de casa, ajuda a estimular a circulação e prevenir trombose venosa profunda
Aquecimento: manter mãos e pés protegidos do frio reduz o risco de vasoconstrição excessiva e do Fenômeno de Raynaud;
Álcool e tabaco em excesso: essas substâncias podem comprometer a circulação e aumentar o risco de doenças vasculares.
Atenção: a alteração de cor na pele para um tom arroxeado ou a perda de sensibilidade nas regiões afetadas podem ser um alerta para um problema circulatório. Nesses casos, a orientação é ir ao médico.
Uso de meias de compressão
Com diversos modelos que podem ser utilizados diariamente e outros recomendados conforme avaliação de um especialista em saúde vascular, as meias de compressão são itens que colaboram para a circulação saudável, prevenção de doenças circulatórias e alívio dos sintomas causados pelos climas mais frios.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
