00:00
21° | Nublado

Como as redes sociais sabem o que você quer ver
As plataformas não só adivinham o que você quer assistir, mas também aprendem seus hábitos para manter você engajado

Você sabe por que as redes sociais parecem ler sua mente? A resposta está em um algoritmo de inteligência artificial. (Foto: Divulgação)

Publicado em 14/03/2025

Sabe aquela sensação de que o TikTok lê sua mente? E a satisfação de aparecer “por acaso” a 2ª parte daquele vídeo legal? Passar horas rolando a for you é algo que acontece quase naturalmente, pois o app, assim como outros, como o Instagram, Youtube, Facebook etc. têm a capacidade de nos entreter com aquilo que gostamos. O grande segredo para isso acontecer é um algoritmo superpoderoso, que aprende seus gostos de maneira quase mágica. Vamos entender como isso funciona na prática?

Atualmente, a plataforma tem quase 2 bilhões de usuários, conforme apontado pelo portal SEO.AI. O que a faz tão famosa assim é seu diferencial de não precisar seguir perfis de um nicho específico para receber conteúdos, como o Instagram ou Youtube, por exemplo. O TikTok usa outro caminho: observar como você se comporta. Se você assiste um vídeo até o final, curte, comenta ou compartilha, a plataforma entende que você adorou aquele vídeo e começará a te entregar mais vídeos parecidos com aquele. É como um jogo de adivinhação, mas usando a inteligência artificial.

O contrário também ocorre, se o vídeo não te cativa nos primeiros segundos e você já rola para o próximo, o aplicativo consegue compreender que aquele conteúdo, nesses moldes, não te agradou, então começa a sugerir cada vez menos vídeos semelhantes.

O segredo dessa rede social está na forma como ela entrega o conteúdo. Enquanto outras redes, como Instagram e YouTube, recomendam vídeos com base em quem você segue, o TikTok foca no que prende sua atenção. Ou seja, mesmo que você nunca tenha dado like ou seguido ninguém, ele já entende do que você gosta só pelo tempo que você passa assistindo a um vídeo.

Segundo Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, o grande diferencial do app está no uso de machine learning e inteligência artificial para analisar padrões de comportamento. "Esse algoritmo utiliza um sistema que compara o comportamento de milhões de usuários para prever quais vídeos serão mais interessantes para cada pessoa. Além disso, ele analisa variáveis como taxa de retenção, tempo de exibição e engajamento, ajustando o conteúdo mostrado em tempo real", explica.

Como todo esse mecanismo, a plataforma te conhece cada dia mais, personalizando o seu feed conforme as suas preferências. Contudo, é necessário ter cautela para não se prender somente a um assunto. “O algoritmo pode criar uma espécie de bolha, limitando sua visão sobre os assuntos, já que só te mostra o que você gosta, por isso, vale a pena dar uma chance a novos temas e conteúdos quando aparecerem”, destaca Marco.

No final das contas, o TikTok não lê sua mente, mas usa seu comportamento como guia. A tecnologia por trás da plataforma é uma das mais avançadas do mundo e continua em constante evolução. Entender os bastidores nos ajuda a aproveitar melhor o aplicativo e o utilizar a nosso favor.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI