Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 08/08

Aquém 1
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 continua revelando dados que deixam SC cada vez mais para trás não só em relação a outros Estados, mas principalmente na região Sul. No grupo de 50 escolas públicas que não fazem seleção de alunos para a prova, 12 estão no Rio Grande do Sul, oito em São Paulo e sete no Paraná. Nenhuma de SC.
Aquém 2
A propósito: mais de 520 mil estudantes da rede estadual de ensino retornaram às aulas ontem nas 1.038 escolas e ainda neste mês os das turmas de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio irão participar do segundo simulado de avaliação da aprendizagem do Qualifica SC. Esta iniciativa é do governo estadual, que busca qualificar o processo de ensino e aprendizagem e promover uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade. Está precisando, urgentíssimo.
Proteção patrimonial
Muitos brasileiros estão retomando o hábito de comprar terrenos como forma de proteção patrimonial e rentabilidade. Dados da última pesquisa de intenção de compra da Brain Inteligência Estratégica mostram que 63% dos compradores preferem casas em ruas, modelo que, na maioria das vezes, começa com a compra de um terreno. Prova desse movimento é o sucesso do maior bairro-cidade do Sul do Brasil, o Flores de Sal, localizado em Tijucas. O empreendimento registrou 100% de adesão nas propostas de sua primeira fase com 623 lotes e já teve valorização de 68% em um ano, com projeção de atingir 150% em dois anos.
Vento engarrafado
Leitor lagunense, descrente de décadas quanto ao desenvolvimento econômico da cidade, teme que o ambientalismo-caviar inviabilize o projeto Farol Wind Power, que seria o terceiro maior parque eólico em alto mar planejado para o Brasil projetado para ser instalado entre sua cidade e Balneário Rincão. Se não der certo, teme ele, pode voltar à baila o slogan de que a cidade tem mesmo vocação para “vender vento engarrafado”.
“Viagem” da maçã
A notícia do governo estadual de que depois de muita negociação foi viabilizado o serviço de despacho aduaneiro autorizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para que, a partir da safra 2024/2025, as maçãs frescas destinadas à exportação sejam inspecionadas e certificadas na origem, nos polos produtivos de São Joaquim e Fraiburgo, permitiu se saber de um capricho dos mais ordinários da nossa burocracia: até agora, para obter o processo de certificação era necessário enviar as cargas para o Rio Grande do Sul, gerando custos logísticos e riscos de perda de qualidade da fruta, pela redução da sua vida útil. Isso sem contar com a boa vontade de alguns servidores federais.
Em aberto
Diante das reações negativas dos catarinenses à intenção de indicar seu filho, Carlos, vereador no Rio de Janeiro, candidato ao Senado por SC em 2026, Bolsonaro iniciou movimentações para concretizar seu plano no Espírito Santo ou em Roraima. Mas sinalizou que ainda vai insistir em SC.
Denúncia
O Conselho Federal de Psicologia denunciou o governo de SC ao Conselho Nacional de Justiça. O alvo é o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Florianópolis, onde os pacientes estariam sob hipersedação prolongada, sob efeito de medicamentos por meses, sem conseguir se alimentar ou se mover. Há relatos de uso recorrente de gás de pimenta por agentes e que a contenção química tem sido usada como prática rotineira, sem justificativa clínica. Também são relatados problemas estruturais e casos de escassez de água potável, publicou ontem a “Folha de S. Paulo”. O governo catarinense ainda não se manifestou.
Eduardo cassado
Uma petição assinada por mais de 70 juristas e acadêmicos, entregue sexta-feira ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, pede a apuração de conduta e a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta colaboração com governo estrangeiro contra o Brasil. Não há nenhum nome de SC. Se for adiante, o caso pode cair na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, cujo novo presidente é o catarinense Fábio Schiochet (União-SC).
Leitura papal
O livro “Leitura e Cárcere”, de Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, doutora em Linguística pela UFSC, foi entregue ao Papa Leão 14 pelo arcebispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, em 1º de julho. A obra, resultado da tese de doutorado, mostra a experiência da autora durante entrevistas com presos em um projeto de extensão de leitura que coordenou durante cinco anos no curso de Direito da Universidade do Oeste de SC (Unoesc Xanxerê). Além da obra, o pontífice também recebeu três cartas com 58 assinaturas de detentos do Presídio Regional de Xanxerê (SC).
Satélite
Impressiona o crescimento de cidades no entorno de Florianópolis. Uma delas é Santo Amaro da Imperatriz. Uma análise socioeconômica do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), aponta que no acumulado deste ano houve um crescimento de 44,1% no número de empresas e 70,9% dos empregos formais de janeiro a junho.
Totalmente virtuais
A tecnologia se impõe e desde segunda-feira o Tribunal de Justiça do Estado passa a adotar novas regras para a realização das sessões de julgamento, que serão totalmente virtuais. Uma das grandes vantagens, dentre outras, é que os votos, dos juízes e desembargadores, ficarão visíveis para todos e poderão ser acompanhados em tempo real, inclusive os divergentes, ressalvados os processos que, por lei, tramitam sob segredo de justiça.
Ninguém de SC
O Supremo Tribunal Federal divulgou a lista de 21 magistrados inscritos para concorrer a uma das vagas destinadas à magistratura no Conselho Nacional do Ministério Público. Nenhum de SC. O CNMP é composto por 14 conselheiros sob a presidência do procurador-geral da República. Os mandatos são de dois anos.
Ganância desmesurada
Inacreditável. Hospedagens em Belém para os 10 dias de evento da COP 30, em novembro, estão custando até R$ 2,2 milhões em sites de reservas, como aferiu a plataforma Booking. O espaço consultado, de “alto padrão”, seria para até 16 pessoas, com direito a banheira de hidromassagem e piscina, além de internet wi-fi, estacionamento e TV de tela plana.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
