Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 06/09
Assédio eleitoral
Casos de assédio eleitoral em empresas e órgãos públicos já chegam a 135 neste ano, conforme registros do Tribunal Superior Eleitoral. Sete delas são originárias de SC.
Nome atrelado
O apoio de governadores tem pouco efeito na disputa pela prefeitura na maioria das capitais brasileiras, conforme levantamento de “O Globo” com base nas pesquisas Quaest. Uma das poucas exceções é Florianópolis. Topázio Neto (PSD), lidera as intenções de voto com apoio do governador Jorginho Mello (PL).
Diários
Um leitor de Joinville da “Folha de S. Paulo” mandou mensagem para o jornal (que mudou seu formato na edição impressa), dizendo que não há mais jornais impressos diários em SC e Paraná. Há, dentre outros, diários em Brusque (O Município), São Bento do Sul (Gazeta), Itajaí (Diarinho), Tubarão (Diário do Sul), Florianópolis (“Noticias do Dia”)...
MEC contra
O Ministério da Educação sinalizou que indeferirá 43 pedidos de autorização de vagas em cursos de medicina pelo Brasil. De SC estão pedidos do Centro Universitário Facvest, de Lages, e do Instituto Unisul, de Itajaí. A justificativa é que as duas instituições estão em regiões de saúde onde há um índice de 3,73 médicos para cada mil habitantes.
Itajaí salta
O valor do metro quadrado em Itajaí teve um aumento de 12,17% nos últimos 12 meses, o que representa 5,64% a mais do que a média nacional, que foi de 6,53%. Isso fez a cidade ultrapassar Florianópolis e Vitória, que anteriormente estavam em terceiro e quarto. Em áreas nobres da cidade, como o centro, a valorização de novos empreendimentos como o recém entregue Space Soul, da Procave, pode chegar a 15%. Badaladíssima no quesito, Balneário Camboriú, lidera o ranking brasileiro há mais de dois anos, seguida de perto por Itapema, na segunda posição.
Faça o que digo...
O Ministério Público de SC tem 65,07% do total de seus servidores em cargos comissionados. Uma grave distorção, evidentemente. O curioso: semana passada o mesmo MP-SC recomendou à prefeitura de Itajai que não contrate ou utilize profissionais de saúde terceirizados para a ocupação de cargos públicos vagos e para os quais já há concurso público homologado. Não é igual, mas tem muita parecença.
Livros, afinal!
A Justiça Federal determinou a liberação imediata de um lote de livros infantis, retidos no porto de Itapoá por causa de acessórios acoplados – como rodas de plástico ou lousas para desenho – não seriam livros, mas “outros produtos” e não teriam imunidade tributária. A 5ª Vara Federal de Blumenau entendeu que os elementos adicionais não tiram dos volumes as características de livros.
Flipomerode
Para o 2º Festival Literário Internacional de Pomerode, de 11 a 15 deste mês, seus organizadores trarão um personagem conhecido mundialmente. É o alemão Reiner Stach, tido como o maior biógrafo de Franz Kafka, o homenageado do evento, autor de clássicos como “O Castelo”, “O Veredicto” e “A Metamorfose”. Stach é autor de um livro em três volumes sobre vida e obra do escritor.
Disparates
Na semana passada, uma lei estadual, anistiou centenas de professores da rede pública de ensino que se negaram a vacinar-se contra a covid-19. Isso se chama impunidade, que vai ficar por isso. E na mesma semana, os pais de uma bebê de um ano, seguidores do negacionista Bolsonaro, que se negaram a vacinar a filha, foram condenados pela Justiça de SC ao pagamento de multa de R$ 20 mil, em Jaguaruna. Em quem confiar?
Ler e escrever
As eleições municipais deste ano terão 26 candidatos que se declararam analfabetos. O recorde está em Cachoeiro de Itapemirim (ES), onde cinco candidatos, todos do PMB, que assim se declararam. SC tem dois, a vereador.
Não por acaso
Não foi por acaso a escolha da Marista Escola Social Lúcia Mayorne, numa comunidade de um morro junto ao Centro de Florianópolis, para que o ministro “supremo” e presidente do Conselho Nacional de Justiça, Luís Roberto Barroso, fizesse uma palestra para estudantes do ensino médio, sexta-feira, quando falou sobre vida, carreira e futuro a partir de experiências pessoais. A escola, com pouco mais de 500 estudantes, se diferencia por ter um comitê antirracista, ter turno integral e atividades extracurriculares. Um conselho, dentre outros, do “supremo”: “Façam planos, tenham sonhos, mas estejam preparados para lidar com as dificuldades”. Se o STF for referência, pelo menos no momento, estão lascados.
Pênalti
Melhor esperar para conferir se algo mudará diante de nova lei estadual permitindo que os torcedores que frequentam estádios ou arenas esportivas tenham mais tempo para comprar cerveja antes e depois das partidas. A nova lei, 19.020, permite a comercialização da bebida até duas horas antes e duas horas depois do início do jogo. Até então, a venda era permitida apenas meia hora antes e meia hora depois.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045