00:00
21° | Nublado

Programação do FAM 2023 inicia nesta quinta, 21
27ª edição do Festival exibirá 90 filmes de 11 países, além de realizar o 7º Encontro de Coprodução do Mercosul e o Fórum Audiovisual

Curta-metragem As Três, dirigido pelos catarinenses Daniela Farina e Ricardo Sékula (Foto: Divulgação) **Clique pata ampliar

Publicado em 21/09/2023

Inicia nesta quinta-feira, 21, um dos mais importantes Festivais de Cinema do Sul do Brasil, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023, em sua 27ª edição. Com mais de 145 horas de programação, o Festival acontece até quarta-feira, 27, com sessões de cinema, mostras competitivas, debates com realizadores, oficinas de formação, encontro de mercado com mais de 40 players, e mesas, reuniões e encontros no Fórum Audiovisual Mercosul, com as autoridades do setor do Brasil e de países do bloco.

A abertura do FAM 2023 será no CineShow do Beiramar Shopping, no centro da Capital. A cerimônia começa às 17h, e contará com a presença de autoridades. Em seguida, a exibição do curta-metragem convidado, As Três, dirigido pelos catarinenses Daniela Farina e Ricardo Sékula.

Mostras competitivas

Às 18h45, dá início a primeira sessão com filmes das mostras competitivas, composta por obras da Mostra Videoclipe, Curtas e Curtas Catarinense. Em ordem de exibição, serão exibidos: Sin Combate – Anahi Mariluan, clipe argentino dirigido por Maria Manzanares; Cabana, de Adriana de Faria; Être: Fronteiras que Falam, documentário catarinense de Yohana Fukui; Concordia, do diretor chileno Diego Véliz; Guerra Branca, filme produzido na serra catarinense, dirigido por Fernando Machado; Mi Primer Cumpleaños, curta argentino de Fernando Montemarani; e, do Estado de Alagoas, Diafragma, dirigido por Robson Cavalcante.

Na coluna do Raul Sartori: Operação Mata Atlântica inicia em SC. E mais!

A primeira noite do FAM 2023 encerra com um filme da Mostra Longas, na sessão das 20h30. Na tela do CineShow, a coprodução Brasil/Colômbia A Outra Forma, do diretor Diego Felipe Guzmán. O longa-metragem é uma animação, com temática de ficção científica.

Próximos eventos

A sexta-feira, 22, inicia no Majestic Palace Hotel, às 9h, com a Cerimônia de Abertura do 7º Encontro de Coprodução do Mercosul, o evento de mercado do FAM. Em seguida, ocorre a assinatura de dois importantes Acordos Bilaterais: Coprodução Brasil - Argentina, com a presença de Alex Braga, Diretor-Presidente da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, e Nicolas Battle, Presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais – INCAA, da Argentina;  e Coprodução Brasil - Uruguai, com Alex Braga e Facundo Ponce de León, Presidente da Agência de Cinema e Audiovisual do Uruguai – ACAU.

A programação da manhã do ECM+LAB ainda conta com Speed Pitching, às 9h45, e a Mesa: RECAM 20 anos - Novas agendas para a integração, às 11h, que terá a presença das autoridades audiovisuais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A mesa será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do FAM (@famdetodos).

Às 14h, enquanto é realizada a XLI Reunião Ordinária da RECAM (evento fechado), o Diretor-Presidente da ANCINE, Alex Braga, e o Diretor-Presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, presidiam a Mesa: A parceria ANCINE-BRDE e seus efeitos na política setorial do audiovisual. 

As primeiras apresentações de projetos do ECM+LAB ocorrem na tarde de sexta-feira. A apresentação de Longas Ficção é às 15h30, e Séries e Longas Documentário às 17h. Às 18h30, as atividades do dia do ECM encerram com a Confraternização RECAM 20 anos, também no Majestic Palace Hotel. 

Já no CineShow, às 14h30 será exibida uma sessão infantojuvenil com audiodescrição. Os filmes exibidos serão: A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin; Agosto dos Ventos, de Paulo Antunes; Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari, dirigido por Andrei Miralha e Petronio Medeiros; Sobre Amizade e Bicicletas, da diretora Julia Vidal; e Jussara, de Camila Cordeiro Ribeiro. E às 16h, quem inaugura o Conversas FAM de Cinema em 2023 é o documentário catarinense Amazônia, a Nova Minamata?, dirigido por Jorge Bodanzky. A sessão, com temática “A vida em perigo”, é seguida pelo debate com o público.

A noite do segundo dia de FAM começa às 18h45, com a sessão Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinenses, que exibe em ordem: Timon, Papel e Letra – Jaísa Caldas, dirigido por Renata Fortes; El Árbol, do diretor chileno Guillermo Arias; Vão das Almas, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape; Plutão, filme catarinense de Paula Chiodo; Escopaestesia, curta de Rickxer Soto; e, da Argentina, Caradeloca, dirigido por Cinthia Varela.

O primeiro filme da Mostra Work In Progress – WIP a ser exibido no FAM 2023 é El Diario de Viña, do diretor colombiano Edison Gómez Amaya, às 20h. E às 20h30, a sessão de Longas exibe Amanhã, filme dirigido por Marcos Pimentel.

O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Programação

A programação completa do FAM 2023 está disponível no site www.famdetodos.com.br/programacao 

 

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045