Produtos típicos de SC viram arte em exposição itinerante
Exposição apresenta alimentos com Indicação Geográfica e os produtores por trás deles

Retratar a origem dos alimentos, valorizar quem os produz e conectar as pessoas às suas tradições. Essa é a proposta da exposição fotográfica do projeto Comida com História, que apresenta imagens dos produtos catarinenses com Indicação Geográfica (IG) e os trabalhadores por trás dessas produções. A mostra pode ser visitada metade do mês de abril no supermercado Bistek do bairro Abraão, em Florianópolis, e depois segue em uma jornada por outras cidades do estado.
Segundo Leyla Spada, jornalista gastronômica e idealizadora do projeto, a ideia da exposição itinerante é levar essa narrativa visual para perto das regiões produtoras. “Queremos que as próprias comunidades que convivem com esses produtos enxerguem o trabalho ligado à IG com um olhar diferenciado, mais artístico”, explica.
O que são as Indicações Geográficas?
A Indicação Geográfica (IG) é um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que reconhece produtos característicos de determinadas regiões, seja por suas tradições, qualidade ou método de produção exclusivo. Em Santa Catarina, diversos produtos possuem esse reconhecimento, garantindo a valorização dos produtores locais e a autenticidade de seus itens.
Entre as IGs catarinenses, estão:
Vales da Uva Goethe
Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra
Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro
Vinhos de Altitude de SC
Banana da Região de Corupá
Maçã Fuji da Região de São Joaquim
Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense
Linguiça Blumenau
Cachaça e Aguardente de Luiz Alves
As imagens e o percurso da exposição
A exposição conta com imagens captadas pelos fotógrafos Fellipe Abreu, Willian Mariot, Marcelo Feble e Angélica Luersen. A curadoria priorizou fotos que mostram os produtores, o ambiente e as etapas de produção dos itens com IG.
Depois de Florianópolis, a mostra seguirá para cidades que possuem produtos reconhecidos com Indicação Geográfica, como Luiz Alves, Corupá, Blumenau, Urussanga e São Joaquim.
Além de destacar a qualidade e autenticidade dos produtos certificados, a exposição busca reforçar a importância da gastronomia na identidade cultural das regiões. “Quando associamos um alimento a uma paisagem, despertamos o interesse sobre aquele local, suas tradições e a história por trás do produto. Esse processo contribui para a valorização e preservação da cultura gastronômica”, destaca Leyla.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
