Aliança por Floripa mobiliza campanha por roupas masculinas
A iniciativa, formada por CDL, ACIF e Conseg, arrecada peças masculinas para trabalhadores que estão reconstruindo suas trajetórias
A Aliança por Floripa, movimento que vem transformando a realidade das pessoas em situação de rua na Capital, está arrecadando roupas masculinas para apoiar os profissionais participantes do programa. As doações podem ser entregues diretamente na CDL Florianópolis, que conta com ponto oficial de coleta.
Criada em conjunto pela CDL Florianópolis, ACIF e Conseg, a iniciativa propõe uma virada de chave no olhar sobre a rua: em vez da lógica assistencialista da esmola, promove oportunidades reais de trabalho, dignidade e pertencimento. Hoje, o movimento já conta com 12 contratados, que atuam como zeladores de espaços públicos, apoiando a manutenção urbana e o cuidado com a cidade. Até o final do ano, serão pelo menos mais 4, totalizando 16 pessoas entre zeladores e educadores.
Nos bastidores, o modelo é financiado por um fundo privado alimentado por empresas e apoiadores, que garante salários, qualificação profissional e acompanhamento social. Com isso, a Aliança atua em um dos aspectos mais sensíveis do processo de reinserção: a autonomia, seja financeira, emocional e de vínculo com a comunidade. Além de contribuir com a manutenção dos espaços públicos de Florianópolis, os participantes passam a reconstruir suas trajetórias, retomando vínculos familiares, organizando documentação, acessando serviços e, principalmente, reconquistando perspectivas.
Por que doar roupas masculinas
Como o quadro de contratados é majoritariamente formado por homens, há uma demanda constante por peças como camisetas, calças, bermudas, tênis e sapatos, casacos e roupas para uso no trabalho. As roupas são destinadas ao uso diário dos profissionais, garantindo conforto, apresentação e autoestima, fatores essenciais na jornada de reinserção social. “Quando alguém ganha uma oportunidade, ganha também a chance de se olhar de forma diferente. A roupa, nesse contexto, é parte do que devolve dignidade a quem está recomeçando”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.
O impacto além do emprego
Mais do que uma ação social, a Aliança por Floripa se consolidou como um novo modelo de cooperação urbana. Ao unir poder público, entidades empresariais e sociedade civil, prova que políticas de inclusão podem e precisam ser sustentáveis.
Desde sua criação, o movimento já gerou aumento da sensação de segurança em áreas urbanas, redução de lixo e descarte irregular, requalificação de praças, vias e calçadas, fortalecimento do comércio local e a melhoria na convivência entre moradores e pessoas em situação de rua. O modelo vem sendo observado por outros municípios que buscam soluções estruturais para o mesmo desafio.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado