Marquito mobiliza Rio Vermelho e Lagoa
A programação de plantio de árvores e limpeza vai reunir moradores e ambientalistas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar os recursos hídricos

Plantio de árvores e ações de limpeza estão na programação do mandato agroecológico do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22/03). “Preservar nossas águas não é só proteger a natureza, é garantir o futuro de quem vive aqui. Vamos unir forças em duas grandes ações pela preservação dos nossos rios, restingas e nascentes”, diz Marquito sobre a importância de chamar a atenção da população para a necessidade do cuidado com a natureza. Os eventos vão ocorrer no bairro Rio Vermelho, pela manhã, e na Lagoa da Conceição, à tarde, e deverão reunir moradores, apoiadores do mandato e ambientalistas.
“Nosso mandato tem trabalhado para fortalecer a proteção dos nossos recursos hídricos. No ano passado, no Dia Mundial da Água, protocolamos a proposta que inclui os sistemas lagunares na Constituição Estadual, garantindo que esses ecossistemas sejam reconhecidos e preservados”, lembra o deputado, que é engenheiro agrônomo e possui uma trajetória com reconhecida atuação em defesa dos meio ambiente. Ele também é autor da lei que criou o Dia Estadual da Cultura Oceânica (8 de junho), reforçando a importância do oceano para o equilíbrio do clima e da vida em Santa Catarina.
“Agora, o Brasil está se preparando para sediar a COP 30, e precisamos levar esse debate para o centro das discussões. A proteção dos nossos sistemas lagunares, das nascentes e dos oceanos precisa ser parte da agenda global sobre água e clima”, declara Marquito. Ele destaca que, neste ano, o tema do Dia Mundial da Água é a preservação das geleiras, que estão derretendo em ritmo acelerado. E explica: “O planeta aquece e isso afeta diretamente o ciclo da água. Mas o que isso tem a ver com Santa Catarina? Tudo. O derretimento das geleiras altera o regime de chuvas, intensifica as secas e enchentes. Os eventos extremos se tornam cada vez mais frequentes e imprevisíveis”.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
