00:00
21° | Nublado

Inicia monitoramento da qualidade das águas para identificar poluidor
Condições serão avaliadas em 44 pontos no Norte da Ilha

O início da utilização de três novas escavadeiras hidráulicas, contratadas para o serviço, promete facilitar o processo de retirada de sedimentos acumulados nos corpos d’água (Foto: PMF/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 02/02/2023

Nesta quinta-feira, 02, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou uma nova etapa de ações do Pacto pelo Saneamento, desta vez com um trabalho de análise da qualidade hídrica e a ampliação dos serviços de limpeza nos canais de drenagem do Norte da Ilha, na região que envolve os rios do Brás e Papaquara. 

Com formato inédito na Capital, a aferição das condições da água vai ser feita por meio de uma série de medições, levando em conta 44 pontos de coleta no primeiro momento, distribuídos nos canais e rios da região. Os resultados vão consideraram 17 parâmetros, incluindo temperatura, turbidez, pH e coliformes fecais.  

“Os dados que teremos a partir desse sistema vão permitir que toda ação empreendida seja feita de forma assertiva, conhecendo as condições e necessidades de cada local. Qualquer variação, de um componente ou outro, permitirá antever possíveis problemas e solucioná-los da melhor forma”, explica o secretário do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em exercício, Lucas Arruda.

Carnaval de rua terá shows nacionais gratuitos e bloquinhos

De acordo com a PMF, a limpeza dos canais, que já tinha sido ampliada nas últimas semanas, com a retirada de pelo menos 10 mil metros cúbicos de resíduos, ganhou mais agilidade. O início da utilização de três novas escavadeiras hidráulicas, contratadas para o serviço, promete facilitar o processo de retirada de sedimentos acumulados nos corpos d’água. 

“Além do reforço com equipamento, começamos a realizar também a batimetria do leito dos canais, antes e depois da limpeza. Com esse procedimento medimos a profundidade e conseguimos conhecer a variação trazida pelo serviço de manutenção”, continua Arruda.

Nos próximos 100 dias, o objetivo é retirar 250 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no interior dos canais, que dificultam a circulação da água. “Assumimos um compromisso com o Pacto pelo Saneamento e ele começa a ser cumprido. A etapa iniciada hoje é um passo importante para a garantia das boas condições dos sistemas de drenagem, bem como a identificação de situações problema, que vão entrar na mira do trabalho de recuperação ambiental”, destaca o prefeito, Topázio Neto.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br