Projetos de Floripa são destaques no Mapa de Iniciativas Urbanas
A plataforma nacional reconhece ações que unem sustentabilidade, tecnologia e participação cidadã em prol de cidades mais humanas e inteligentes
O Jurerê in, bairro planejado à beira mar desenvolvido pela Habitasul que integra infraestrutura urbana à natureza, com preservação da mata nativa local, e o Fórum Ecoar, uma rede colaborativa que envolve UFSC, UDESC, IFSC e organizações de moradores para, por meio de trabalhos de extensão universitária, promover sustentabilidade, resiliência e melhora da qualidade de vida em bairros da capital, ficaram entre as 42 finalistas da primeira edição do Mapa de Iniciativas Urbanas, uma plataforma aberta que busca dar visibilidade e multiplicar ações que transformam cidades. Em seu lançamento oficial, durante o 3º Encontro Cidades Responsivas, realizado dias 7 e 8 de agosto em Porto Alegre, o mapa contava com 112 inscritos.
Criado pelo Instituto Cidades Responsivas e pela plataforma de dados urbanísticos Place, o mapa consiste em uma base de dados colaborativa, onde projetos desenvolvidos por iniciativa privada, poder público, academia e organizações independentes podem ser inscritos pelo endereço. A localização das iniciativas, suas descrições, justificativas, resultados e contatos de seus organizadores podem ser acessados no mesmo link.
“A intenção é dar visibilidade a ações que, a partir da inovação, uso da tecnologia e participação cidadã, melhoram a experiência urbana nas cidades”, diz Flávia Tissot, diretora da Place. “Além de promovê-las, queremos conectar os agentes que realizam esse tipo de transformação, a fim de multiplicar essas iniciativas”.
Os projetos foram avaliados por um júri formado por arquitetos e urbanistas, acadêmicos, representantes da iniciativa privada e do Judiciário. Para sua primeira edição, a ideia inicial era que doze iniciativas fossem selecionadas para receber um reconhecimento maior. Porém, por conta de empates na categoria iniciativa privada, quatorze delas serão incluídas em um e-book especial que terá ampla divulgação em todo o país.
Idealizado por Péricles de Freitas Druck, fundador da Habitasul falecido em 2024, o Jurerê in transformou uma região costeira de grande potencial turístico em um bairro planejado multifuncional que integra soluções sustentáveis para promover simultaneamente o bem-estar coletivo e o dinamismo econômico, num modelo replicável de cidade responsiva. Por meio de seu projeto urbanístico, garante, desde o início, que a ocupação da área ocorra de forma organizada, o que possibilitou a preservação de 70% da mata nativa. Dentre outros, dispõe de sistema próprio e autossuficiente de saneamento básico (água, esgoto e drenagem natural) e gestão coletiva, com a participação de moradores, poder público e Habitasul.
Criado em 2021, o Fórum Ecoar surgiu com o intuito de aproximar saberes populares e acadêmicos, a fim de promover o diálogo e a articulação entre universidades, coletivos, associações de bairro e conselhos comunitários. A partir da realização de um diagnóstico participativo dos bairros e distritos da capital e do mapeamento de ações de inovação social em curso, os trabalhos de extensão universitária que se alinham com as demandas das comunidades são mobilizados. Em 2024, o programa havia identificado 460 demandas e 299 iniciativas. Os eixos de maior adesão ao fórum foram “Educação e conservação ambiental”, “Educação e Profissionalização”, “Ações de cultura” e “Saúde e Esporte”, que registravam 35 ações desenvolvidas por professores de múltiplos cursos das universidades de Florianópolis.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado