Arquitetos catarinenses exploram novas formas de viver bem
WOA lança apartamentos decorados que unem design, arte e bem-estar em São José
O lançamento dos apartamentos decorados do WOA SKY Residence apresenta a relação entre arquitetura, arte e bem-estar. Localizado em uma das regiões mais valorizadas da Grande Florianópolis, o empreendimento da WOA apresenta três unidades assinadas por nomes de destaque no design de interiores catarinense: Studio Gabriel Bordin, Andressa Venturi Arquitetura e OSA Arquitetos. Eles exploram diferentes leituras do morar contemporâneo, unindo estética, funcionalidade e sensorialidade. Os decorados estão abertos para visitação.
Segundo Waltinho Koerich, diretor da WOA, o objetivo foi proporcionar experiências que vão além da visitação, mas sim aproximar o futuro morador do que será viver nesse empreendimento. “Cada projeto traduz um estilo de vida e um conceito de habitar. Mais do que ambientes decorados, são interpretações sensíveis do que é viver bem, com design, conforto e autenticidade”, destaca.
Studio Gabriel Bordin
O projeto se baseou na versatilidade da planta, otimizando a flexibilidade e mantendo o living como um amplo espaço contínuo que integra cozinha, sala de jantar e de estar de forma leve. Um bloco amadeirado de destaque reveste a cozinha, contrastando com as superfícies claras que servem de fundo neutro para as obras de arte, enquanto uma estante metálica leve funciona como display para objetos e um espelho amplia o ambiente e duplica a luz natural e a mesa de jantar de mármore Verde Guatemala, que é o ponto focal.
A área íntima é composta pela suíte principal, focada em conforto e amplitude com armários e penteadeira integrados, e um segundo dormitório flexível, que atua como ambiente híbrido entre home office e quarto de hóspedes.
“A gente acredita que a arquitetura é algo que se constrói ao longo da vida do morador. Gostamos de deixar lacunas abertas para serem completadas por eles, tornando cada projeto um organismo vivo, que se transforma e ganha personalidade única à medida que é habitado, fugindo de soluções excessivamente fechadas ou impositivas”, afirma Gabriel.
A seleção de materiais e mobiliário foi feita em harmonia com o conceito do empreendimento, buscando uma continuidade e coerência de materialidade entre o espaço privado e as áreas comuns. O ambiente foi composto com sofisticação e leveza, utilizando madeiras em tons quentes e escuros, obras de arte selecionadas e peças de design assinado, como a poltrona Paulistano, com detalhes em serralheria preta para equilibrar peso e transparência, resultando em uma atmosfera atemporal e minimalista que mantém a essência.
Andressa Venturi Arquitetura
O conceito central do projeto é a elegância atemporal e discreta, inspirada no movimento quiet luxury, na qual a sofisticação se manifesta na simplicidade, na escolha refinada de materiais e na harmonia dos espaços. O projeto busca criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada, valorizando o essencial e celebrando o conforto em cada detalhe, com uma arquitetura que integra ambientes (estar, jantar e cozinha) para garantir funcionalidade e fluidez. O diferencial do escritório reside em colocar o bem-estar e as sensações no centro do projeto, criando espaços que despertam calma, pertencimento e uma experiência sensorial, unindo beleza, propósito e uma estética silenciosamente elegante.
“Sendo gaúcha e morando em Florianópolis, meu desejo é me sentir verdadeiramente ‘manezinha’ e o nascimento do minha filha aqui me dá uma licença poética para abraçar essa identidade. Acolhida pela cidade desde que cheguei, agora quero retribuir, oferecendo o mesmo senso de pertencimento e acolhimento a todos que escolheram Florianópolis para viver”, define Andressa.
Para materializar o conceito de quiet luxury, o projeto privilegiou materiais naturais, táteis e atemporais, como protagonista, foi usada a lâmina de madeira natural nogueira, trazendo calor e elegância, combinada com pedras naturais suaves para adicionar leveza mineral e refinamento. A paleta é neutra e em tons terrosos, complementada por iluminação indireta e mobiliário de linhas puras e leves. No dormitório, o couro natural trançado na cabeceira reforça a presença do artesanal e nobre. A curadoria de peças e marcas, como a marcenaria da Florense e peças assinadas por Jader Almeida, reforça a qualidade, o design autoral e o compromisso com a funcionalidade e o refinamento discreto.
OSA Arquitetos
O projeto de interiores buscou condensar a essência contemporânea em um espaço compacto, priorizando funcionalidade e elegância. O conceito central é a integração natural dos ambientes e do mobiliário, onde este último desempenha um papel de unificação visual. A atmosfera é de calma e acolhimento, alcançada pelo uso de volumes puros, iluminação suave e texturas equilibradas. Um diferencial importante é a integração total entre a marcenaria e a arquitetura, que se manifesta em planos contínuos e na transição suave entre as áreas, como o uso de painéis de madeira e volumes curvos que otimizam a circulação e ampliam a sensação de espaço.
“Os ambientes são mais do que meros espaços físicos; eles são elos emocionais que transmitem e amplificam o bem-estar e a identidade de seus moradores. Por isso, o projeto foi concebido em busca de criar uma atmosfera personalizada, onde cada detalhe, da iluminação à escolha dos materiais, contribui para um equilíbrio sensorial que nutre a calma e acolhimento”, comenta Osvaldo Segundo, proprietário da OSA Arquitetos.
Os materiais selecionados foram cruciais para a estética e sensação do ambiente. A madeira em tom quente é um elemento principal, revestindo armários e paredes para criar um cenário uniforme e sofisticado. O piso amadeirado reforça essa unidade visual, enquanto a pedra verde-clara nas bancadas introduz leveza e um toque mineral de cor sutil. O contraste é provido por mobiliários como a mesa branca e cadeiras em monolítico branco, que garantem leveza e design limpo. A iluminação é majoritariamente indireta, valorizando as texturas e definindo zonas de uso sem criar rupturas visuais.
WOA SKY Residence: arquitetura, design e experiência
Com unidades entre 42 e 90 m², o WOA SKY Residence foi concebido para integrar a sofisticação e praticidade em uma localização privilegiada. O empreendimento oferece opções de um dormitório, uma e duas suítes, além uma completa área de lazer no ático, que inclui piscina com borda infinita, salão de festas gourmet, grill outdoor, fitness center com equipamentos de última geração, espaço kids e áreas de contemplação com vista panorâmica da cidade.
“Cada detalhe do WOA SKY Residence foi pensado para transformar o cotidiano em experiência. O design é protagonista, mas o conforto é o que dá sentido ao morar”, reforça Waltinho Koerich.
Com um portfólio reconhecido por empreendimentos que integram arquitetura atemporal e sofisticação em todos os detalhes, a WOA reafirma seu papel como uma das principais referências em urbanismo contemporâneo na Grande Florianópolis. A empresa investe em projetos que unem sustentabilidade, arte e experiência sensorial, contribuindo para uma cidade mais bela, funcional e humana. O WOA SKY Residence é mais um exemplo dessa visão: uma obra que une forma, função e emoção, traduzindo a essência do morar com propósito.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado