Mesa posta além das regras de etiqueta
Saiba como preparar uma mesa prática e bonita
Uma forma de alegrar o seu dia é caprichar na hora de servir suas refeições, a chamada mesa posta. Talvez a correria do dia a dia não permita que todas as refeições sejam assim, mas, escolha um dia da semana para se dar este presente. A mesa posta pode ser organizada em ocasiões formais, informais, e até mesmo só para você. Afinal, não tem nada mais gostoso que comer em um espaço elegante e mais bonito, não é mesmo?
Olhar do arquiteto: Floripa e o Remo – Parte II, por Fernando Teixeira
A beleza de uma refeição feita em um hotel, nas novelas e filmes, é de encher os olhos, devido à harmonia criada com a coordenação entre os utensílios e a refeição que será servida, de forma bem prática e organizada. “Por atender a resorts, hotéis, restaurantes e outras empresas do ramo, me encantei com esta arte de servir e queria levar estes produtos cheios de praticidade, beleza e durabilidade para as mesas das famílias, pensando principalmente nas mulheres”, conta Ricardo Oliveira, proprietário de uma empresa de utensílios profissionais para o setor alimentício.
Segundo ele, toda mulher pode se envolver com a arte de servir bem, começando por conhecer os pontos básicos para compor suas mesas de refeições com beleza, funcionalidade e praticidade. Além disso, usar da mesa posta torna a rotina mais prática, pois com tudo organizado fica mais fácil, trazendo tranquilidade e reduzindo o desgaste com a desorganização.
Dicas básicas:
Forre a mesa: você pode usar toalhas, sousplat (suporte para pratos), jogo americano. Estes itens têm a função de proteger sua mesa de ser arranhada, manchada, queimada! Além disso, traz unidade e beleza.
Cantinho do café: como valorizar e deixar esse momento mais gostoso
Talheres e copos a serem usados: o importante na montagem da mesa posta é manter o ambiente funcional para você, seus familiares e amigos. Portanto, mantenha apenas o que é essencial à mesa. Se o almoço terá salada, nada impede que você posicione um galheteiro ao centro da mesa, para que cada um tempere seu alimento por conta própria.
Utensílios: que tal um meio termo? A mesa posta envolve ter louças, pratos, travessas, talheres, taças que podem ser de materiais diversos, entretanto, você pode começar escolhendo materiais resistentes, práticos que podem serem coordenados e multiplicarem as possibilidades e opções de uso, deixando bem longe os copos de requeijão ou molho de tomate.
Cores: como está a coordenação de cores dos utensílios no seu armário? Talvez você não tenha pensado nisto e está tudo colorido e descoordenado! Mas, calma, simplicidade aqui funciona muito bem. Comece por utensílios neutros: branco, preto e transparente. Por estarem coordenados já leverão leveza e beleza para a sua mesa. Depois vá adicionando cores e estampas.
Equilíbrio: Feng shui para harmonizar a cozinha
Informe-se: quanto mais você conhecer, ver e ler a respeito, mais ideias e soluções encontrará. Pesquise pelo tema mesa posta e encontrará diversas sugestões, modelos e informações sobre os itens e formas de diversificar as suas criações.
Permita-se: este assunto não era tão comentado, então, o comum são os extremos, ou usar copo de requeijão e, às vezes, comer sobre um pano de prato, por exemplo, ou a exigência e tradicionalismo das mesas requintadas, cheias de pompa e circunstância! Permita-se: descobrir, renovar, cuidar, ter um tempo de carinho, beleza, qualidade no seu momento de refeição. Permita-se alimentar o corpo, os olhos, o coração e a alma!
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI