00:00
21° | Nublado

Show na capital vai arrecadar fundos para pacientes com fissura labiopalatina em SC

Tom das Três se apresenta no show A luz do teu sorriso, que acontece sábado, 19, na capital (FOTO: Divulgação)

Publicado em 15/07/2014

Será no dia 19/07, próximo sábado, às 19h, o show "A luz do teu sorriso", no Teatro Pedro Ivo, na capital. O evento será em prol do Centrinho Luiz Gomes, em Joinville, referência na reabilitação da Fissura Labiopalatina no Estado, com apresentações de artistas locais, como a banda Tom das Três, Rute Gebler, Giulia Soncini, Daniel Lucena (Expresso Rural), Estácio Neto (Banda Guaypeca) e Rogério Guilherme.

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos teatros CIC, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho e no site Blueticket, por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). Mais informações: aluzdoteusorriso.blogspot.com.br.

O Centrinho

O Centrinho Prefeito Luiz Gomes é uma unidade de saúde vinculada à Prefeitura Municipal de Joinville que oferece dois serviços de referência para o Estado de Santa Catarina: o Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Labiopalatinas e o Serviço de Reabilitação aos Portadores de Deficiência Auditiva.

Já o projeto “A Luz do Teu Sorriso” surgiu da necessidade de divulgar à população da Grande Florianópolis a excelência do atendimento prestado pelo Centrinho há 24 anos - sobretudo no que diz respeito a pacientes com Fissura Labiopalatina, má-formação que consiste numa abertura no lábio, no maxilar superior e/ou palato. Assim, o evento foi pensado no sentido de unir música de qualidade e informação acerca deste assunto.

O Centrinho atende crianças e adultos de 255 dos 293 municípios catarinenses gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Labiopalatinas, por mês, são recebidos 40 novos pacientes e realizados 1.200 atendimentos como consultas especializadas, cirurgias corretivas, enxertos ósseos e implantes dentários. Desde a sua criação, 3.500 pessoas já foram beneficiadas diretamente, entre as que já receberam atendimento ou ainda recebem acompanhamento.

A estrutura é composta por uma equipe interdisciplinar que atua nas áreas médicas de Cirurgia Plástica, Pediatria, Otorrinolaringologia, Neurologia, Genética, Fonoaudiologia, e em Serviço Social, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Odontologia, além de equipe administrativa.

A Fissura Labiopalatina

Bastante frequente no Brasil, a fissura labiopalatina atinge cerca de um bebê a cada 650 nascimentos. Esta má-formação pode ser apresentada da seguinte forma: apenas uma fenda no lábio superior, apenas uma fenda no palato, ou uma fenda no lábio superior e no palato. Normalmente, numa gestação, o lábio superior e o palato desenvolvem-se separadamente de cada lado da cabeça do bebê, e à medida que ele cresce, os tecidos aumentam um em direção ao outro, acabando por juntar-se no meio. Mas quando esta junção não acontece, por razões ainda desconhecidas, talvez genéticas, a abertura que fica corresponde à Fissura Labiopalatina.

As pessoas com fissura enfrentam problemas graves, sobretudo, os que têm fenda no palato. Eles ocorrem porque a boca e o nariz estão “ligados” pela fissura. Entre os problemas mais comuns estão a dificuldade de ingerir alimentos e bebidas, as alterações na fala, e uma maior suscetibilidade a resfriados e infecções no ouvido.

Da redação