SC vira potência na produção de mel

Com um volume de 5.476,8 toneladas exportadas em 2023, Santa Catarina ocupa a terceira posição entre os estados brasileiros que mais exportam mel. Além do protagonismo nas exportações, o estado também figura como um dos principais produtores do país, ficando em 8º lugar no ranking nacional, com uma produção de 4.234 toneladas no mesmo ano — o que equivale a 6,6% do total produzido no Brasil.
Os Estados Unidos lideram o ranking dos destinos do mel catarinense, sendo responsáveis por 81% das exportações. Em seguida, aparecem o Reino Unido (10,8%), Alemanha (4,5%), Bélgica (1,2%) e Canadá (1,1%). Essa distribuição demonstra a relevância de Santa Catarina no cenário global, com inserção em mercados reconhecidos por seus altos padrões de exigência.
Segundo dados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a atividade apícola está espalhada por todo o estado, com cerca de 13 mil apicultores e 358 mil colmeias registradas. A maior parte dos produtores se concentra nas regiões do Extremo Oeste (32%), Oeste (18%) e Meio-Oeste (16%). Já em termos de colmeias, a maior presença está no Planalto Sul (23%), seguido pelo Litoral Sul (17%), Alto Vale do Itajaí (11%) e Extremo Oeste (11%).
Monitoramento da cadeia produtiva do mel no Observatório Agro Catarinense
Reconhecendo a relevância da apicultura para o setor agropecuário local, a Epagri/Cepa realiza o acompanhamento contínuo da cadeia produtiva do mel, oferecendo dados atualizados no painel do Mel, disponível no Observatório Agro Catarinense.
A engenheira-agrônoma Cintia Uller Gómez, analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, explica que o painel reúne informações desde 2013, organizadas em diferentes níveis territoriais: abrangência estadual, as 10 Regiões Agro, as 20 microrregiões definidas pelo IBGE e os municípios.
Segundo Cintia, os dados são obtidos a partir de cadastros dos produtores e de comunicações oficiais feitas por eles, sendo essenciais para subsidiar políticas públicas como linhas de crédito, ações de extensão rural e medidas sanitárias. Ela destaca ainda a importância da atualização constante dos registros e da veracidade das informações fornecidas.
Além da produção, o painel também apresenta a quantidade de produtores e colmeias por região e mostra a distribuição dos apicultores conforme o número de colmeias que possuem, contribuindo para um diagnóstico preciso da atividade no estado.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
