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Tera pode elevar participação dos SUVs compactos para 30%
Volkswagen aposta em preço agressivo e design alinhado ao gosto brasileiro para liderar o mercado de SUVs compactos

Com o lançamento do Volkswagen Tera, o segmento de SUVs compactos no Brasil pode aumentar sua participação de 25% para 30%, revela o CEO da VW no país. (Foto: Reprodução/AutoIndústria)

Publicado em 03/06/2025

Com os SUVs dominando com folga os negócios no mercado automotivo brasileiro, o subsegmento de SUVs compactos concentra o maior número de modelos e ganhou novo e importante concorrente esta semana com o lançamento do Volkswagen Tera.

“No ano passado, um em cada quatro carros vendidos no Brasil foi um SUV compacto. Com a chegada do Tera, esse número deve crescer pelo menos mais 5 pontos porcentuais”, publicou o CEO e presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, em sua página do linkedin.

Ele já havia falado sobre o assunto no domingo, 25, em entrevista logo após o lançamento do modelo na Oca, na capital paulista, quando comentou que a participação dos SUVs compactos, com o Tera, passaria de 25% para 30%.

São números que não constam do relatório de emplacamentos da Fenabrave, que ao contrário do que faz em todos os outros segmentos – hatches e sedãs incluídos -, não desmembra em pequenos, médios e grandes os SUVs.

Na coletiva de lançamento, a montadora alemã colocou como os principais concorrentes do Tera o Fiat Pulse e o Renault Kardian, modelos que sequer aparecem no Top 10 dos SUVs mais vendidos este ano.

Os líderes são o T-Cross, da própria Volkswagen, o Hyundai Creta e o Honda HR-V, também considerados compactos. E a marca alemã quer fazer do Tera não só o SUV mais vendido no Brasil como também o modelo líder no País, passando o Polo, da própria marca, e que hoje ocupa tal posição entre os automóveis.

O que pesa, então, além do tamanho, quando a Volkswagen diz que o Tera visa tirar mercado do Pulse e do Kardian?

O preço tem peso importante nesse contexto, tanto é que a Fiat esperou a montadora alemã divulgar a tabela do novo modelo – que contempla valores de R$ 99.990 a R$ 142.290 – para informar o custo do Pulse 2026, que na versão de entrada parte agora de R$ 98.990, R$ 9 mil a menos do que custava antes.

Pela faixa de preços de todas as versões do Tera, fica claro que ele concorrerá com outros SUVs além dos citados pela montadora e também com hatches como o Polo. O T-Cross, por exemplo, parte de R$ 119.990 e supera R$ 180 mil na versão Extreme.

O que  tornaria o novo SUV da marca alemã, então, líder de vendas no concorrido mercado brasileiro. Segundo Possobom, “ele é o SUV certo, na hora certa, para o público certo! E inaugura uma nova era na família de SUVs da marca, em um segmento chave para o crescimento da empresa no País”.

No lançamento, o chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone não esconndia o orgulho com o resultado final do projeto Tera.

“O que queríamos era trazer o sentimento de desejo no segmento de entrada. Basta olhar o Tera para ver que conseguimos. Ele é acessível e tem a cara do consumidor brasileiro, do consumidor da região. Ele é desejável”.

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

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