00:00
21° | Nublado

SC se destaca na criação de empregos no Brasil

SC se destaca na criação de empregos no Brasil
Santa Catarina manteve um dos melhores desempenhos do país na geração de empregos formais em 2025, com destaque para a indústria, que criou 40,3 mil postos até maio. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicado em 02/07/2025

A economia catarinense acumulou um saldo positivo de 73,8 mil empregos com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025, conforme dados divulgados pelo Novo Caged nesta terça-feira (2). A indústria estadual teve papel de destaque no desempenho, sendo responsável por 40,3 mil dessas novas vagas — o terceiro melhor resultado entre os estados brasileiros, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Entre os segmentos industriais que mais contrataram, a construção civil liderou com 11,5 mil postos criados no período. Em seguida, vieram os setores têxtil, de confecção, couro e calçados, que adicionaram 6,4 mil vagas, e o de alimentos e bebidas, com saldo de 4 mil novas contratações. As informações foram analisadas pelo Observatório FIESC.

O setor de serviços também contribuiu significativamente para a geração de empregos em Santa Catarina, com 28 mil vagas no acumulado do ano. O comércio registrou 5,6 mil contratações formais. A agropecuária, por outro lado, teve desempenho negativo no período, encerrando com 108 postos a menos.

Apesar do bom resultado no acumulado do ano, o mês de maio apresentou sinais de desaceleração. O estado registrou saldo positivo de apenas 366 novos empregos formais. O setor de serviços foi o principal responsável pelo avanço, com 1,3 mil vagas, seguido pela indústria, que criou 250 postos. Já o comércio teve uma retração de 248 empregos e a agropecuária encerrou 980 postos, impactada pelo fim da colheita das safras de verão.

Segundo a economista Natalia Mayumi Von Zuccalmaglio, do Observatório FIESC, a performance mais contida no mês de maio reflete um cenário macroeconômico mais restritivo. “A política monetária mais dura reduziu o acesso ao crédito para a indústria, o que, aliado a desafios no mercado internacional, freou o ritmo de crescimento da atividade industrial”, explica.

No cenário nacional, o Brasil criou 1,05 milhão de empregos formais de janeiro a maio deste ano, com Santa Catarina se consolidando como um dos principais motores do mercado de trabalho no país.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI