SC lança campanha de vacinação contra a gripe

A 27ª edição da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina começa no dia 7 de abril, abrangendo os grupos prioritários em todos os municípios do estado. O Dia D de mobilização estadual, dedicado à vacinação, ocorrerá em 10 de maio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, anunciou uma mudança importante na estratégia deste ano: após o Dia D, a vacina será disponibilizada para toda a população, a partir dos 6 meses de idade. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em 27 de março, no Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Blumenau.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a ampliação do alcance da vacinação visa imunizar o maior número possível de pessoas e reduzir as hospitalizações e complicações respiratórias. “Estamos fortalecendo as estratégias de vacinação para alcançar toda a população. Nossa meta é garantir a proteção contra a gripe e minimizar os impactos das doenças respiratórias”, afirmou Demarchi.
A campanha começará com a vacinação dos grupos prioritários, que totalizam cerca de 3,3 milhões de pessoas, com o objetivo de imunizar, ao menos, 90% desse público. A vacina oferecida é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza que circulam no Brasil: o H1N1, o H3N2 e o vírus influenza B. A Secretaria de Saúde esclarece que a vacina não causa gripe e pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Para as crianças que receberão a vacina pela primeira vez, será necessário tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. A proteção completa ocorre de duas a três semanas após a aplicação. O principal objetivo da vacina é reduzir os sintomas graves da gripe, principalmente entre as pessoas mais vulneráveis, que podem evoluir para formas mais severas da doença, podendo levar a óbitos. Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos de gripe, com a maioria dos casos sendo por influenza A (H1N1), além de 128 mortes.
Neste ano, a vacina também será disponibilizada ao longo de todo o ano para grupos como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, como parte da estratégia para aumentar a cobertura vacinal e garantir maior proteção.
Os grupos prioritários que devem receber a vacina são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Trabalhadores da saúde
Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto)
Professores do ensino básico e superior
Povos indígenas e quilombolas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas em situação de rua
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
