00:00
21° | Nublado

SC investe em vigilância com tecnologia de ponta

SC investe em vigilância com tecnologia de ponta
Santa Catarina avança no uso de tecnologias para segurança pública e inicia novos testes de reconhecimento facial com apoio de drones em grandes eventos, visando mais proteção e resposta rápida das forças policiais. (Foto: Leo Munhoz / SECOM)

Publicado em 10/07/2025

Santa Catarina amplia o uso de tecnologia de ponta na segurança pública com o início de uma nova fase de testes do sistema de reconhecimento facial, agora com o apoio de drones. A integração dos recursos foi anunciada pelo Governo do Estado como parte das estratégias para aumentar a proteção em eventos de grande porte, garantindo mais tranquilidade à população e às forças de segurança.

A operação é conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e terá dois eventos como cenário inicial: a Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul, entre os dias 10 e 14 de julho, e o aniversário de Balneário Camboriú, nos dias 19 e 20. Enquanto o primeiro contará com câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos, o segundo terá o reforço de drones com reconhecimento facial em tempo real, sobrevoando as áreas com maior concentração de público.

O uso combinado dessas tecnologias visa agilizar a identificação de indivíduos com pendências judiciais e ampliar a capacidade de resposta das forças policiais. Em eventos anteriores, como a Festa do Pinhão em Lages, os testes com reconhecimento facial já demonstraram resultados positivos: nenhuma ocorrência de furto foi registrada nos 17 dias de programação, e pessoas com mandados de prisão foram identificadas e detidas com agilidade.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, os estudos de viabilidade técnica têm comprovado a eficácia do sistema, que agora passa a operar também com o suporte aéreo dos drones. “Essa combinação permite monitoramento mais amplo e identificação rápida de suspeitos, o que fortalece a prevenção e a ação das nossas forças de segurança”, explica.

O funcionamento do sistema é baseado em câmeras inteligentes que capturam imagens faciais em tempo real e as comparam automaticamente com os bancos de dados da Segurança Pública. Quando há alguma restrição identificada, o sistema emite um alerta e a guarnição mais próxima é acionada para fazer a abordagem e confirmar a identidade.

Para o governador Jorginho Mello, a iniciativa representa mais um passo no compromisso de oferecer segurança com inteligência e respeito à população. “Queremos os catarinenses aproveitando os eventos com tranquilidade. Esse é mais um investimento para proteger quem anda do lado certo”, afirmou.

Com o avanço nos testes e os primeiros resultados positivos, o governo avalia a expansão do sistema para outras cidades catarinenses. A expectativa é que o uso permanente da tecnologia fortaleça ainda mais a posição de Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI