Saiba como escolher a cerveja perfeita para cada prato de comida
Para algumas pessoas, beber uma cerveja é um momento de apreciação. A tradicional garrafa de vinho pode ser deixada de lado – isso devido à grande quantidade de cervejas artesanais que surgiram nos menus brasileiros nos últimos anos. O número de pubs e bares cresceu – assim como o de fábricas de cervejas especiais, atraídas pela demanda, e que também encontraram espaço nos paladares de muita gente. Além disso, escolher a cerveja certa é mais fácil que o vinho!
Existem três principais tipos de cerveja. Vamos começar conhecendo as características de cada uma, para entender como são feitas e os sabores resultantes nesse processo. E, depois, vamos explicar qual prato combina mais com cada cerveja e você verá como essa combinação é fácil de fazer.
Ale
O primeiro tipo de cerveja que foi feita, a Ale há tempos faz parte da história de bebidas. Elas são produzidas em altas temperaturas, entre 15°C e 24°C; isso porque nessa faixa de calor as levaduras fermentam melhor e mais rápido. Entre as mais conhecidas estão a Stout (cerveja escura com variações doces), American Pale Ale (clara e com um gosto ácido), American Strong Ale (teor alcoólico acima de 7% e encorpada), Indian Pale Ale (também conhecidas como IPA, sabor intenso e alto teor alcoólico), Weiss (clara, feita de trigo e com sabor refrescante), Amber Ale e Irish Red Ale.
Lambic
Sua fermentação é espontânea, expostas a bactérias e leveduras selvagens. A maioria é frutada, o que torna o sabor complexo. Por isso, a cada safra o sabor pode variar.
Lager
Essas cervejas são as mais conhecidas, e as mais vendidas no Brasil e no mundo. A fermentação é feita em baixas temperaturas, entre 6°C e 12°C. Entre as mais conhecidas estão a Pilsen (leve gosto amargo e dourada), American Lager (mais consumida no Brasil, são refrescante e levemente amargas) e Bock (sabor suave, mas é mais forte e escura).
Assim, a conclusão é que as cervejas como Ale e Lambic são de fermentação alta, o que confere um sabor mais encorpado e forte; enquanto a Lager é de baixa fermentação, com sabor leve, refrescante e levemente amargo. Dessa maneira, a combinação é simples: as cervejas mais encorpadas caem bem com comidas mais gordurosas, picantes e pesadas; já as cervejas lager caem bem com comidas leves.
Fast food
Então, caso for comer hambúrguer ou outro tipo de fast food, a melhor escolha é uma Ale, em especial a Indian Pale Ale. O sabor gorduroso da comida vai “casar” com a bebida amarga e robusta. E, consequentemente, nenhum dos sabores vai se sobrepor, o que é essencial em qualquer combinação. Cortes de carnes também exigem cervejas Ale, mais fortes e complexas.
Frutos do mar
Agora, frutos do mar como camarões, ostras, lulas e mariscos – que geralmente são mais fortes –, demandam cervejas do mesmo perfil. Se o fruto do mar é um peixe branco, o prato terá um sabor leve, o que exige uma Pilsen.
Petiscos
Petiscos como amendoins e castanhas merecem vir acompanhadas de cervejas Bock ou Amber Lager. Para quem adora frituras como pastéis ou batatas fritas, o ideal são as Pilsen. A bebida vai cair suavemente com o sabor da gordura proveniente do óleo.
Sobremesas
Já para as sobremesas, a ideia é beber uma cerveja doce. Pudim combina com Strong Ale, bolos com Indian Pale Ale, e sobremesas com chocolate podem ser servidas com Stout ou Belgian Strong Ale.
A melhor maneira de saber qual cerveja específica vai combinar com seu prato favorito é provando. Em pouco tempo você terá certeza de qual produto deve levar para casa. Mas, lembre-se: beba com moderação e desfrute!
Da redação