Prisões sem câmeras: decisão do Governo do Estado choca deputados

O titular da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina, Leandro Lima, prestará esclarecimentos nesta segunda-feira (8), às 16h, aos integrantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Em pauta, a retirada do sistema de vídeo-monitoramento de importantes unidades prisionais. A partir de terça-feira (9), por exemplo, a Penitenciária de Curitibanos, que tem cerca de mil presos, ficará sem o sistema e não há data ou previsão para que a segurança seja restabelecida. O mesmo ocorreu no Presídio de Chapecó, cujas câmeras foram retiradas na semana passada.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducativos de Santa Catarina (Sindaps/sc), Ferdinando Gregório, “a retirada dos equipamentos fragiliza o sistema prisional, deixa o agente numa situação de vulnerabilidade e representa um risco gravíssimo para a sociedade”. É o que pensa também o vereador de Curitibanos, Tanner Gaudério: “sem o sistema, não há dúvida de que em breve haverá fugas, aí vai ter preso invadindo a casa das pessoas. É uma bomba anunciada jogada no colo da população”, afirma.
A reunião desta segunda-feira, que será realizada virtualmente, foi convocada pelo deputado Maurício Eskudlark, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. O canal oficial da Assembleia transmitirá a reunião ao vivo pelo Youtube.
Da redação
