Paisagem valoriza projetos arquitetônicos
A arquitetura possui inúmeras facetas, e inclui também dimensões que colaboram para a rotina de qualquer pessoa – afinal, são elementos práticos que acabam também por gerar mais conforto, praticidade e até mesmo soluções inteligentes para diferentes tipos de espaços. Um diferencial que tem crescido cada vez mais nos projetos, desde os mais sofisticados até os mais simples, é o paisagismo. Ele utiliza plantas e elementos naturais incluídos nos próprios projetos – que apostam em soluções e no diferencial que isso pode trazer. A ajuda de um arquiteto profissional é indispensável para entender as possibilidades apresentadas pelo espaço, terreno e pela própria construção. Eles são incluídos no planejamento desde a ideia inicial e configuram importantes pontos, trazendo ainda mais características positivas para os espaços.
Design
O primeiro fator a ser beneficiado é justamente o design do espaço. Com a inclusão de soluções de paisagismo, o espaço pode conciliar a funcionalidade com a estética, pensando também no visual e estilo do local. Os jardins podem ter uma faceta mais urbana ou transmitirem um ideal de modernidade e inovação – tudo isso pensando nas espécies escolhidas, nas condições climáticas do espaço e na mensagem que será transmitida. São possibilidades que se apresentam tanto no campo da forma e do espaço ocupado quanto das características das folhas e combinações de espécies.
Funcionalidade
O paisagismo também possui elementos claros no que diz respeito à vivência nos diferentes espaços. O ambiente será melhor aproveitado com o uso consciente de plantas, grama, arbustos e árvores, que auxiliarão também na integração dos espaços e no melhor aproveitamento da área. Um exemplo claro são os jardins, que podem ser incorporados na vivência urbana de um espaço público, por exemplo. As árvores, por sua vez, fornecem pontos de descanso e uma boa sombra para proteger do forte calor e sol de determinadas épocas do ano. Tudo isso garante que o espaço seja melhor aproveitado pelos frequentadores; sem esquecer também do conforto térmico, fornecendo uma temperatura agradável, auxiliando na circulação de ar e no escoamento de água da chuva.
Sustentabilidade
O fator de sustentabilidade tem sido decisivo no processo de escolha e adoção de projetos de paisagismo. Essa característica é uma das principais e norteia escolhas em relação às espécies e a área verde presente em várias construções urbanas. A inclusão do paisagismo muda completamente a visão sobre o local e insere também novas maneiras de aproveitar melhor a área e garantir mais bem-estar para seus frequentadores. Ideias inovadoras surgem atualmente – desde hortas e áreas verdes no topo de prédios, até a possibilidade de verticalizar um jardim e incluir isso em um projeto visual surpreendente. Entre os benefícios estão a colaboração para a criação de pontos verdes nos grandes centros urbanos, espaços mais arborizados e até mesmo técnicas que privilegiam a economia e reuso de água em edifícios e casas.
Manutenção
Uma das grandes dificuldades do passado e que limitava diversos projetos, a manutenção dos jardins e áreas verdes se tornou cada vez mais fácil. Em vários ambientes, há a necessidade de contratar periodicamente um profissional. Entretanto, projetos de paisagismo atual já facilitam o cuidado, tanto para regar quanto para poder as plantas. Tudo isso pode ser feito pelos moradores ou usuários habituais do local. Invista sempre em ideias criativas e converse bem com os profissionais antes de aplicar a ideia. Tudo isso para garantir que a própria manutenção do espaço se encaixe no seu dia a dia.
Ajuda profissional
Antes de mais nada, conte também com ajuda profissional na hora de pensar um novo ambiente. Invista em bons escritórios de arquitetura que tragam em si as facetas que você deseja explorar. Cada um deles apresenta uma linha de trabalho e características que definem o estilo dos profissionais. Pense nas aplicações desse espaço e discuta com o profissional todas as possibilidades e custos. Pesquise por aqui excelentes opções, e saiba mais do que vem sendo feito Brasil afora nesse campo. Tudo isso para fornecer a melhor organização de espaço e ter uma noção melhor por meio de representações gráficas tanto bidimensionais quanto tridimensionais, como maquetes e exemplos mostrados no computador. Assim, é fácil ter uma noção do resultado do projeto.
Da redação