00:00
21° | Nublado

Outubro Rosa: pessoas com câncer têm direitos tributários, trabalhistas, previdenciários, processuais e civis, afirma advogada

À medida em que a campanha Outubro Rosa 2022 se aproxima do fim, conheça os direitos e os benefícios para indivíduos e familiares que enfrentam o câncer (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 25/10/2022

Durante o mês de conscientização do câncer de mama, é importante que as mulheres e a população em geral estejam cientes dos direitos previstos na lei 14.238, que instituiu o estatuto do paciente com câncer. O serviço aprovado no final do ano passado, visa dar acesso aos pacientes a exames cirurgias, tratamentos e medicamentos por meio do Sistema integrado de Saúde (SUS).

Descobrir que se está doente e ainda tem uma doença tão grave quanto o câncer, deixa qualquer pessoa apreensiva, é algo que ninguém quer enfrentar na vida mas se acontecer é importante saber que existe legislação federal, estadual e municipal para beneficiar a pessoa com diagnostico e seus familiares. Por isso, é importante estar atento aos direitos para saber como cobrar por cada um deles caso seja necessário.

É fraude: Celesc alerta para anúncios em sites de busca

O estatuto abrange todos os tipos de câncer e todas as pessoas, independentemente do sexo.

Além dos cuidados com a saúde e dos direitos previstos em outras legislações – isenção de Imposto de Renda sobre a aposentadoria, direito de realizar os exames em até 30 dias e iniciar o tratamento em até 60 dias - o estatuto prevê atendimento fora do domicílio, preferência por atendimento ao consumidor, prioridade de tramitação nos processos judiciais e assistência social e jurídica. Esses direitos já estavam em leis esparsas e com o estatuto vieram a ser integradas numa só lei para facilitar a compreensão da população.

SC do futuro: uma forte classe média, por Vinícius Lummertz

O estatuto veio para consolidar os direitos. É uma reafirmação do que já existia na Constituição e reafirma que o poder público deverá estimular, por meio de assistência jurídica, o conhecimento e o acesso aos incentivos fiscais e aos subsídios devidos à pessoa com câncer.

As pessoas devem procurar o Ministério Público, a Defensoria Pública do seu município ou estado, ou um advogado de sua confiança. 

Marina e Parque Urbano Beira-Mar: estudo ambiental é apresentado à população

Em Florianópolis, a Associação de Amor e Cura Contra o Câncer (AMUCC) presta assessoria jurídica gratuita, mediante agendamento. A AMUCC também ministra palestras sobre os direitos dos pacientes como parte da missão da associação que é levar informação e esclarecimentos a todas as pessoas para empoderamento e cura contra o câncer.

Artigo escrito pela advogada Iriana Custódia Koch Tonin 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI