00:00
21° | Nublado

Ostras e mexilhões: ponto de cultivo é interditado. Confira o local!

Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo/ Secom

Publicado em 15/04/2021

A partir desta quinta-feira, 15, está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia, na Ponta de Baixo, no município de São José. A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos para o consumo de moluscos bivalves.O comunicado foi feito pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

De acordo com esta Secretaria, a Cidasc segue com o monitoramento constante das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores, e os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção das interdições das áreas afetadas. Os resultados das análises estão disponíveis no site da Cidasc.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. De acordo com informações do Governo do Estado, o setor gera mais de 1,9 mil empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras. É o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo, através do Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos, um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!