00:00
21° | Nublado

Lummertz lamenta perda e lembra ações de Casildo para crescimento de SC

Casildo Maldaner e Vinicius Lummertz (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 19/05/2021

O ex-ministro e atual secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, lamentou a morte do ex-governador Casildo Maldaner, e lembrou seu papel fundamental para a formação das estruturas sociais e econômicas que fazem de Santa Catarina uma referência nacional e internacional. “As pequenas e microempresas de nosso Estado devem muito ao Casildo. O último cheque que ele assinou como governador, em 1991, quando eu era diretor do Centro de Assistência Gerencial (Ceag/SC), foi o que garantiu o suporte para esse órgão pudesse se manter e fazer a transição para se filiar ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae nacional”, lembra.  

Lummertz recorda ainda quando foi assessor internacional “voluntário” do governador Maldaner durante o mandato de dois anos, em 1990 e 91, “quando ele recebeu importantes interlocutores internacionais, de embaixadores a empresários, que trouxeram negócios e excelentes projetos para o nosso Estado”. Lummertz fez ainda diversas viagens internacionais acompanhado de Casildo Maldaner quando era Secretário de Assuntos Internacionais do Governo Luiz Henrique da Silveira. “Ele (Casildo) também promoveu nessas missões diversas iniciativas que colaboraram decisivamente para o crescimento e a internacionalização de Santa Catarina”, conta.

O ex-ministro teve uma convivência mais próxima de Maldaner quando este era senador e ambos moravam no mesmo apart em Brasília, onde Lummertz ocupou de 2012 a 2018 cargos de secretário de Políticas Nacionais do Ministério do Turismo, presidente da Embratur e, depois, ministro.

“É com muito pesar que compartilho com os amigos a morte do ex-governador e ex-senador, Casildo Maldaner, parceiro de lutas e vitórias em Santa Catarina. Perdê-lo significa perder uma referência, perder um líder, um conselheiro e um amigo, daqueles pra se guardar do lado esquerdo do peito. Casildo foi sempre a conciliação e o bem, e esta é a maior herança que deixa a todos nós. Meus sentimentos à família; à esposa Ivone; aos filhos Josiane, Jandrey e Josiara; amigos; correligionários e tantos que tiveram a oportunidade de conhecer esse ser humano ímpar”, finaliza Vinicius Lummertz.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!