00:00
21° | Nublado

Governo de SC participa de debate sobre energia renovável e gestão hídrica

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Publicado em 08/07/2021

Governadores e secretários de Estado das regiões Sul e Sudeste reuniram-se virtualmente nessa quarta-feira, 07, para discutir o tema “Energia renovável e gestão hídrica para retomada econômica sustentável”. O encontro, promovido pela iniciativa Governadores pelo Clima, visa a articular conexões dos Estados do Sul e Sudeste com diferentes públicos do Brasil e Europa, para impulsionar as fontes de energia renovável. O governador Carlos Moisés foi representado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. O painel também contou com a participação do secretário executivo do Meio Ambiente (SEMA), Leonardo Porto Ferreira.

Na oportunidade, Porto Ferreira falou sobre os projetos catarinenses para a diminuição da participação do carvão na matriz energética e sobre as medidas de segurança hídrica que estão em implementação, para minimizar os impactos das estiagens no abastecimento urbano e na agricultura. Ele destacou que, nas próximas semanas, o governo do Estado encaminhará para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei para instituir a Política Estadual de Transição Energética Justa. A intenção da proposta é incentivar o uso de energia de fontes renováveis e o desenvolvimento tecnológico e o uso da inovação para a redução gradativa e eliminação do uso do carvão na produção de energia. “Quando se fala em transição justa, é sem esquecer de ninguém, sem esquecer da parte social, da economia ou do meio ambiente. Essa é a preocupação do governo”, destacou.

O secretário da SDE reforçou o compromisso do Governador com o Sul do Estado. “O governo de Santa Catarina tem o compromisso com o Sul, e, juntos com o Legislativo, iremos propor uma transição justa, priorizando o emprego, a segurança para o fornecimento de energia e a manutenção da economia dos municípios do entorno, visando, dentro de uma política sustentável, a uma nova matriz energética”, enfatizou Buligon.

Além disso, estão previstos investimentos estaduais na ordem de R$ 1,9 bilhão em ações para o fortalecimento da segurança hídrica a serem implementadas ao longo do segundo semestre deste ano e em 2022. A intenção é promover a retenção de água nas bacias hidrográficas através da recomposição ambiental, de reservação de água em propriedades rurais e sistemas de armazenamento, além da implementação de novos sistemas de captação e tratamento de água para abastecimento urbano.

Governadores pelo Clima

A iniciativa Governadores pelo Clima engloba 18 Estados. O objetivo é a promoção de um fórum sobre o papel que os Estados podem desempenhar no alcance dos objetivos e das metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, estabelecida no Acordo de Paris. A estratégia é atrair investimentos e contribuir para uma conexão direta entre Estados e agências internacionais de financiamento. Na reunião desta quarta-feira, além de governadores e secretários dos Estados das regiões Sul e Sudeste, estiveram presentes o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, e o ministro na Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, Marc Bogdahn.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!