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Formação de professores para surdos entra na pauta da Alesc

Formação de professores para surdos entra na pauta da Alesc
Santa Catarina sedia seminário inédito que reúne especialistas e comunidade surda para discutir formação de professores. (Foto: Divulgação)

Publicado em 29/09/2025

Santa Catarina consolida no debate sobre educação para surdos ao promover o seminário "Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil e em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas", que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

O evento marca um momento importante para a educação de surdos no país, reunindo pela primeira vez gestores federais, estaduais e municipais, pesquisadores renomados, representantes da comunidade surda e educadores para discutir a formação de professores.

Liderança catarinense na inclusão

À frente da organização está a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura de Santa Catarina, reconhecida por sua militância pelos direitos das pessoas com deficiência. Luciane, que mediará a mesa redonda sobre o cenário catarinense, tem sido protagonista na defesa de legislações que garantem acessibilidade e inclusão no estado.

"Este seminário representa nosso compromisso em construir uma educação verdadeiramente democrática e acessível. E a formação docente é o pilar nesse processo. O que estamos fazendo aqui, com esse evento, é algo inédito no país", afirma a deputada.

Programação

O seminário apresenta uma programação estruturada para abordar desde fundamentos teóricos até experiências práticas:

Primeiro dia (30/09)

- Palestra magna com Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione, Diretora Nacional da Educação Bilíngue de Surdos (MEC), sobre "Educação Bilíngue de Surdos como Modalidade Escolar"

- Mesa redonda estratégica mediada pela deputada Luciane Carminatti, reunindo lideranças do IFSC, IFC, da UFSC, da Udesc, da SED e da FCEE

- Palestra técnica com Dr. Felipe de Almeida Coura (UFT) sobre implementação prática da educação bilíngue

Segundo dia (01/10)

- Perspectiva histórica com as renomadas Dra. Ronice Müller de Quadros e Dr. Deonísio Schmitt (UFSC)

- "A educação que nós surdos queremos" – Mesa protagonizada pela própria comunidade surda

- Experiências nacionais compartilhando cases de sucesso do Tocantins, Paraná e Santa Catarina

- Diretrizes nacionais com representantes da ANFOPE. 

Situação em SC

O estado catarinense é destaque ao desenvolver iniciativas pioneiras como:

- Campus Palhoça Bilíngue (IFSC): único campus bilíngue da rede federal de educação profissional

- Curso Letras-Libras (UFSC): programa de referência nacional na formação de professores

- Escolas especializadas e programas de apoio consolidados

- Experiências positivas nos municípios 

- Protagonismo da comunidade surda


Este seminário coloca a comunidade surda como protagonista das discussões. Participam lideranças da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF) e Associação de Surdos da Região de Laguna (ASSUL), além de gestores surdos que ocupam cargos públicos relevantes.

Mariana de Lima Isaac Leandro Campos (FENEIS) e Sandra Lúcia Amorim (ASGF) estão entre as palestrantes que apresentarão às reais necessidades da comunidade.

Impacto nacional esperado

O seminário acontece em momento crucial: a educação bilíngue de surdos foi recentemente reconhecida como modalidade de ensino pela legislação brasileira, demandando urgente qualificação de professores e gestores. 

 

Leia também:

- Educação de SC avança e garante segunda menor taxa do país 
 

 

Da redação

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