00:00
21° | Nublado

Educação de SC avança e garante segunda menor taxa do país

Educação de SC avança e garante segunda menor taxa do país
Programas como Qualifica SC e Fortalecimento da Aprendizagem impulsionam resultados positivos na educação. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo/ SECOM)

Publicado em 29/09/2025

Santa Catarina reafirma seu protagonismo em educação e desenvolvimento social. Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) – Educação, divulgada pelo IBGE, mostram que o estado registrou a segunda menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais, atingindo apenas 1,9%.

Estado supera desempenho de anos anteriores

Em 2022, Santa Catarina estava na terceira colocação no ranking, empatada com São Paulo (ambos com 2,2%). Agora, avança para a segunda posição, atrás apenas do Distrito Federal, que marcou 1,8%. A média nacional segue bem mais alta, chegando a 5,3%, quase três vezes o índice catarinense.

A Região Sul, como um todo, mantém os melhores números do Brasil, com taxa média de 2,7%. No recorte regional, Santa Catarina é o estado com melhor desempenho, seguida pelo Rio Grande do Sul (2,4%) e pelo Paraná (3,5%).

Educação como prioridade

Para o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, os números confirmam o resultado de políticas públicas consistentes:

“A alfabetização é um passo essencial para preparar as pessoas para um mercado de trabalho cada vez mais qualificado e exigente. Representa inclusão, dignidade e novas oportunidades”, afirma.

Ele destaca ainda o compromisso do governador Jorginho Mello em manter investimentos na educação e em reduzir ainda mais o analfabetismo no estado.

Programas para fortalecer a aprendizagem

O avanço é sustentado por iniciativas como o Qualifica SC, parte do movimento Educação Levada a Sério, que busca melhorar o fluxo escolar, garantir permanência dos alunos e elevar o desempenho acadêmico.

Outro destaque é o Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem, direcionado a estudantes do 5º ao 9º ano que ainda enfrentam dificuldades de leitura e escrita. Professores pedagogos aplicam metodologias contextualizadas, respeitando o ritmo de cada aluno.

Para ampliar o impacto, a Secretaria de Estado da Educação criou a Escola de Formação de Professores e Gestores, que vai selecionar especialistas regionais até outubro. As capacitações já começam em novembro e dezembro.

“Desde que assumi a pasta, tornamos a qualificação da aprendizagem uma prioridade. Queremos fortalecer a alfabetização e apoiar professores e gestores nesse processo”, afirma a secretária Luciane Bisognin Ceretta.

Reflexo no mercado de trabalho

Os avanços na educação se somam a outros indicadores positivos. Santa Catarina acaba de registrar a menor taxa de desemprego de sua série histórica: 2,2% no segundo trimestre de 2025, menos da metade da média nacional, que é de 5,8%. Em relação a 2022, a queda foi de 40,5%.

Para a Secretaria de Planejamento, os resultados comprovam que investir em alfabetização e qualificação é estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

 

Leia também:

- Frente fria traz risco de temporais em SC

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI