Festival de dança contemporânea passa por quatro cidades catarinenses com apresentações gratuitas
Dança em Trânsito 2016 terá seis dias de programação com a participação de grupos nacionais e internacionais. Além de Santa Catarina, o evento ocorre de forma itinerante em outros três estados.
Um evento para todos os públicos, que vai a várias cidades e ocupa diversos palcos para apresentar o que é produzido mundo afora na Dança Contemporânea. Assim é o Dança em Trânsito, considerado um dos mais importantes eventos de dança do Brasil, e que chega aos estados do sul entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, em quatro cidades catarinenses e uma gaúcha. Toda a programação é gratuita.
Dividida em dois importantes eventos – as residências de criação e os espetáculos gratuitos -, o Dança em Trânsito tem o objetivo de democratizar o acesso à dança, seja para o público, para os jovens bailarinos como para as companhias já renomadas. Para a edição de 2016, o projeto chega com duas parcerias de peso: integra a programação do Prêmio Desterro de Dança, que ocorre em Florianópolis, e também a programação nacional do “FranceDanse2016”, que circulará por 14 cidades.
“Além de estar lado a lado com importantes eventos do gênero, um dos pontos fortes é a aproximação com os jovens talentos, através das residências de criação que são oficinas realizadas com jovens nas cidades participantes do evento, e com pouco acesso com o que ocorre mundo afora”, avalia Giselle Tápias, idealizadora do evento. “E neste ano, os jovens ainda poderão vir ao Rio de Janeiro e participar de oficinas com importantes nomes da dança contemporânea mundial”, completa.
Entre as atrações internacionais que participam da edição Sul estão a Cie de Nicole Seiler da Suíça, que após turnê pela Europa, África e Vietnã apresenta no Brasil a coreografia “Un Acteserieux”; o francês Fabrice Lambert com “Gravité”, inédito no Brasil; os franceses com espetáculos de linguagem circense Clément Dazin (malabares) e Cie Último Momento (mastro chinês); e ainda o Grupo Tápias Cia de Dança apresentando dois espetáculos co-criados com profissionais franceses.
“A França é sem sombra de dúvidas uma das principais referências mundiais em dança contemporânea, e poder fazer esta aproximação entre eles, os profissionais e o público brasileiro, é uma satisfação a mais para o evento”, destaca Giselle.
Programação Itinerante
A programação catarinense inicia em Chapecó, com o espetáculo “Sei Coisas Lindas de Ti” , da coreógrafa Flávia Tápias, no dia 29 de agosto, às 19h, no SESC Chapecó. Ainda na região oeste, O Centro de Cultura de Alto Bela Vista recebe, no dia 31, a partir das 19h, espetáculos dos grupos Physical Momentum Project (Espanha), Nimo Núcleo de Ideias em Movimento (Rio de Janeiro), Gaetán Jamard (França) e ainda a apresentação dos jovens que participaram da Residência de Criação.
Em Florianópolis, 10 coreografias serão apresentadas no Campus da UFSC, Auditório da Tractebel Energia, Teatro Ademir Rosa (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), por coreógrafos e bailarinos vindos da Europa, Ásia e África, além de brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Destaque para a noite de abertura, no dia 31/08, que terá a temática francesa com os grupos renomados bailarinos Clément Dazin e L´Experience Harmaat Fabrice Lambert apresentando-se a partir das 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.
No dia 3 de setembro, o Dança em Trânsito 2016 chega a Capivari de Baixo com quatro espetáculos: “Romual Sans D”, do africano Romual Kabore; “Pedaço de mim”, do Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne (RJ); “Sei coisas lindas de ti”, do Tápias Cia de Dança (França) e ainda a apresentação do resultado da Residência de criação com os jovens da região. As apresentações iniciam às 18h.
Da Redação