Fatma alerta para o risco do banho de mar nas próximas 24 horas
Devido às chuvas que superaram os 100 milímetros nas últimas horas em Santa Catarina, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) solicita que os banhistas evitem o banho de mar pelas próximas 24 horas. A medida protege contra a contaminação por microorganismos nocivos que são levados pelas enxurradas para a praia e podem causar danos à saúde.
De acordo com o responsável técnico da Fatma, Marlon Daniel da Silva, a situação se deve ao volume de chuva precipitado na região litorânea do estado. "A grande quantidade de água eleva o lençol freático e lava as ruas, onde estão o lixo urbano e os animais. Com isso, a água do mar se mistura com a água da chuva, fazendo com que aquela se contamine com microorganismos que causam doenças".
A ação da Fatma é para avisar as pessoas sobre o elevado risco de contaminação pelo banho de mar. Algumas doenças causadas por esses microorganismos são: dermatite, otite, conjuntivite e em casos mais graves coléra e tifo. Após estas 24 horas, o risco diminui e então, uma nova avaliação será realizada.
Da Redação