00:00
21° | Nublado

Dia do Socorrista destaca força e preparo das equipes do Samu

Dia do Socorrista destaca força e preparo das equipes do Samu
Os profissionais do Samu de Santa Catarina atuaram em mais de 96 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025, garantindo resposta rápida e precisa em casos de urgência. (Foto: Comunicação Samu/Fahece)

Publicado em 11/07/2025

No primeiro semestre de 2025, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizados em mais de 96 mil situações de emergência em Santa Catarina. Das ocorrências registradas entre janeiro e junho, os atendimentos envolveram tanto as Unidades de Suporte Básico (USB) quanto as de Suporte Avançado (USA), revelando a importância e a intensidade do trabalho das equipes de socorristas no estado.

A data de 11 de julho, em que se celebra o Dia Nacional do Socorrista, é uma oportunidade para valorizar os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento pré-hospitalar. “Os socorristas estão prontos 24 horas por dia para lidar com urgências e emergências, sempre com técnica, agilidade e sensibilidade. Essa é uma missão que exige preparo e humanidade”, destaca Carla Birolo Ferreira, diretora-geral do Samu/Fahece.

As ocorrências mais comuns exigem dos socorristas resposta imediata e precisão técnica. Situações como paradas cardiorrespiratórias, traumas e acidentes graves colocam esses profissionais sob pressão extrema — e é justamente aí que sua expertise faz a diferença. Nas palavras de Christian Halley de Paula, condutor socorrista há 13 anos, “talvez em nenhuma outra profissão o amor se faça tão presente quanto na missão de salvar vidas”.

Com um time de mais de 190 profissionais atuando nas USAs em todo o estado, o Samu tem investido constantemente na formação e qualificação técnica dos seus colaboradores. Segundo o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca, o serviço catarinense se desenvolveu ao longo de quase duas décadas adaptando o treinamento às necessidades reais do atendimento. “Nossos socorristas são formados dentro da instituição, com capacitação específica para o atendimento pré-hospitalar. Isso garante agilidade e qualidade no cuidado com a população”, afirma.

A atuação dos socorristas envolve diferentes funções, todas fundamentais para garantir o sucesso das operações. A enfermeira Adriana Bueno, da unidade da Macro Grande Florianópolis, relembra que o trabalho é coletivo: “Temos os condutores socorristas, que enfrentam o trânsito para garantir que cheguemos a tempo, e profissionais como eu, preparados para intervir diretamente nas ocorrências. Juntos, fazemos a diferença.”

Os dados do primeiro semestre também revelam as regiões com maior volume de atendimentos. A Grande Florianópolis lidera com 18,8% das ocorrências, seguida pelas regiões Norte/Nordeste (18,1%) e Sul (16,2%). Em todas essas áreas, o tempo de resposta é determinante — e a habilidade dos socorristas em agir sob pressão é o que muitas vezes define o desfecho de uma situação crítica.

Além da técnica e da rapidez, o trabalho do socorrista exige empatia e comunicação precisa. O êxito das operações do Samu depende da harmonia entre os membros da equipe, e o socorrista representa o elo entre a logística de deslocamento e a ação direta no atendimento. É uma função que exige preparo físico, emocional e humano.

Neste Dia do Socorrista, Santa Catarina reconhece e agradece a esses profissionais que, com dedicação e coragem, ajudam a preservar vidas todos os dias.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI