00:00
21° | Nublado

Corpo de Bombeiros orienta: nunca jogue água em óleo quente

A técnica usada para esse tipo de incêndio é o combate por abafamento, pois essa ação impede o contato com o comburente (oxigênio), assim extinguindo o fogo (Foto: Divulgação/CBMSC) **Clique para ampliar

Publicado em 28/06/2023

O incêndio que tem seu princípio em óleo quente é um tipo de acidente bem comum em ambientes domésticos, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). E, nesses casos, a principal regra é: nunca jogue água em óleo quente.

De acordo com os Bombeiros, o problema está nos pontos de ebulição entre eles. A água tem seu ponto de ebulição em 100° C e o óleo, se está pegando fogo, certamente estará em uma temperatura superior a essa. Outra questão importante é que a água é mais densa que o óleo e sempre “tenta” ficar por baixo, passando pelo óleo muito quente, pulando do estado líquido para o gasoso e formando bolhas que sobem rapidamente formando a explosão. Essa explosão leva junto o óleo quente que tem grande potencial para causar danos.

O que fazer em caso de incêndio em óleo:

O combate a este tipo de incêndio tem como principal objetivo impedir que o comburente – ingrediente necessário à combustão – permaneça em contato com o combustível, resultando em uma combustão ainda maior. Por isso, a técnica usada para esse tipo de incêndio é o combate por abafamento, pois essa ação impede o contato com o comburente (oxigênio), assim extinguindo o fogo.

Relatório da LDO prevê redução gradual dos incentivos fiscais concedidos pelo governo

Antes de qualquer coisa é preciso manter a calma. Sendo possível, desligue o gás que alimenta aquela chama e se afaste. 

- NUNCA jogue água na tentativa de extinguir esse tipo de incêndio;

- Se tiver uma tampa de panela, use-a para cobrir a panela; 

- Caso não tenha a tampa, molhe um pano, retire o excesso de água e coloque por cima da panela. Ele extinguirá o fogo por abafamento; 

- Se tiver um extintor, utilize da forma correta;

- Mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o local, pois toda fumaça é tóxica.

Caso não se sinta seguro (a) ou o incêndio saia de controle, tire todas as pessoas de casa e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de telefone 193.


Atenção às fritadeiras sem óleo

As fritadeiras elétricas, popularmente conhecidas como airfryer, são eletrodomésticos seguros e com baixa probabilidade de causar acidentes. Entretanto, como qualquer outro equipamento elétrico, exige atenção de quem usa.

Estar com a manutenção da sua fritadeira em dia é garantir que todos os recursos próprios de segurança dela serão ativados, caso necessário. 

- O sistema de aquecimento só é acionado pelo botão do timer, por isso atenção especial a este item. Ao menor sinal de mau funcionamento, o ideal é que o mesmo passe por uma revisão/manutenção.

- Não utilize papel toalha dentro da sua fritadeira pois ele queima e pode causar um incêndio. Sempre certifique-se que as formas que você deseja usar são adequadas para este tipo de eletrodoméstico.

- Não saia de casa enquanto sua fritadeira estiver em uso, mesmo que ela tenha uma função de timer, não é indicado.

- Sempre que encerrar o uso, retire da tomada.

Fonte: CBMSC


Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br