00:00
21° | Nublado

MEIs puxam crescimento recorde de novos negócios em SC

Santa Catarina registrou 42.453 novos CNPJs entre janeiro e março de 2025 — o melhor resultado da série histórica da Jucesc. (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/Secom)

Publicado em 22/04/2025

Santa Catarina alcançou um marco histórico no primeiro trimestre de 2025, com um crescimento de 31% no número de novas empresas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março, foram registrados 42.453 CNPJs a mais, superando os 32.169 contabilizados nos três primeiros meses de 2024 — o maior resultado já registrado pela série histórica da Junta Comercial do Estado (Jucesc).

Esse avanço significativo reflete o bom momento da economia catarinense, impulsionado especialmente pelos setores industrial, comercial e de serviços. Segundo a Jucesc, o saldo positivo resulta da diferença entre 83.541 empresas abertas e 41.088 fechadas no período.

O governador Jorginho Mello atribui o desempenho ao perfil empreendedor dos catarinenses e às ações do governo estadual para fomentar o ambiente de negócios. “Esses resultados demonstram a garra e a dedicação do nosso povo. Também são fruto dos investimentos em infraestrutura, segurança, portos, aeroportos e da redução da burocracia, que tornam Santa Catarina um modelo para o país”, destacou.

Setores em destaque no cenário empresarial

Todos os setores da economia catarinense apresentaram saldos positivos na abertura de empresas durante o primeiro trimestre. O segmento de transporte e armazenagem liderou, com 5.943 novos CNPJs, seguido pelas atividades administrativas (5.298). O comércio e a reparação de veículos (5.242), a construção civil (4.293) e a indústria da transformação (4.075) completam os cinco primeiros colocados.

De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o aquecimento da economia estimula diretamente o empreendedorismo. “A alta demanda por serviços e o crescimento nas vendas das micro e pequenas empresas contribuem para a criação de novos negócios e, consequentemente, para o aumento das oportunidades de emprego”, afirmou.

MEIs lideram novos registros no estado

A maior parte das empresas abertas no trimestre é composta por Microempreendedores Individuais (MEIs), que somam 36.200 dos 42.453 novos registros. As sociedades limitadas também se destacaram, com um saldo positivo de 11.449. Por outro lado, a categoria de Empresário Individual teve uma redução de 5.349 registros, em linha com a tendência de migração para o modelo de MEI.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI