00:00
21° | Nublado

Relatório da LDO prevê redução gradual dos incentivos fiscais concedidos pelo governo

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL **Clique para ampliar

Publicado em 28/06/2023

A reunião da manhã desta quarta-feira, 28, da Comissão de Finanças e Tributação sa Assembleia Legislativa (Alesc) teve como destaque a apresentação do relatório conclusivo ao Projeto de Lei (PL) 118/2023, do governo do Estado, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. Na ocasião, o relator, deputado Marcos Vieira (PSDB), discorreu sobre algumas alterações que promoveu no texto, que deve ser votado pelo colegiado na próxima semana. 

De acordo com o parlamentar, um dos principais pontos é a inclusão de uma previsão de redução de 5% ao ano no índice total de incentivos fiscais concedidos pelo governo às empresas e segmentos econômicos do estado. A medida, segundo disse, deve trazer aos cofres públicos estaduais receitas adicionais de R$ 1 bilhão por ano.

Vieira afirmou que os benefícios concedidos também passarão a ter prazo de validade, a exemplo do que acontece em âmbito federal. “Então nós, por simetria, pretendemos introduzir no ordenamento jurídico de Santa Catarina aquilo que consta na LDO federal há muitos anos, a validade máxima de um benefício fiscal de até cinco anos. E a Secretaria de Estado da Fazenda terá que se aparelhar para fazer essa revisão e a fiscalização.”

SC é o 5º Estado que mais gera energia solar, segundo Aneel

O relator destacou ainda que voltou a propor a fixação de prazo de três meses para que o governo promova a destinação dos recursos para as emendas apresentadas pelos parlamentares ao orçamento estadual e que são de execução obrigatória. “Nós estamos voltando a propor que as emendas sejam pagas trimestralmente. Isso é muito bom, facilita o desembolso pelo governo e o deputado também fica sabendo que suas emendas serão pagas.”

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br