00:00
21° | Nublado

Cinema do CIC exibe filmes com temas catarinenses


Publicado em 15/03/2016

Nesta semana, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) tem sessões gratuitas de dois curtas e um longa-metragem com temática catarinense. Na quinta-feira e no sábado (17 e 19 de março) serão exibidos os filmes Rio da Madre, de Fábio Brüggemann; e Antonieta, de Flávia Person. Já na sexta-feira e no domingo (18 e 20 de março), é a vez do filme Pegadas Salgadas, de Luciano Burin. As sessões ocorrem sempre às 20h e são uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unidade Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Rio da Madre é um lançamento da produtora Magnólia e apresenta para a plateia a história de uma comunidade interiorana e um bebê, filho de um casal da vizinhança, que os moradores nunca ouviram chorar. Trata do silêncio, representado pela criança que estranhamente não chora, numa sociedade isolada em que todos se importam com a vida dos outros mais do que com as suas, cogitam coisas que não existem e o mistério habita o lugar.

Outro lançamento da produtora Magnólia apresentado no Cinema do CIC é o filme Antonieta que retrata a vida de Antonieta de Barros (1901-1952). Negra, professora, cronista, feminista e pioneira de duas formas emblemáticas na história política nacional e catarinense: ao tomar posse em 1935 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país e a primeira deputada do estado, apenas três anos depois que as mulheres garantiram o direito ao voto no Brasil. A classificação etária é para pessoas acima de 12 anos.

Já o filme Pegadas Salgadas do diretor Luciano Burin oferece um panorama de como a cultura do surfe se fz presente de maneira decisiva na Ilha de Santa Catarina, contribuindo para determinar o perfil cultural, social e turístico de Florianópolis.