Chuvas em SC: estado tem 120 cidades com ocorrências e 54 municípios em situação de emergência
Santa Catarina registra, até o momento, 120 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O dado está no relatório da Defesa Civil, atualizado às 10h deste domingo, 8, que ainda mostra que 54 municípios decretaram situação de emergência. Foram confirmadas duas mortes, a primeira em Rio do Oeste e a segunda em Palmeira. Com a continuidade da chuva intensa em todo o estado, o governador Jorginho Mello autorizou na noite de sábado o fechamento das barragens de Ituporanga e José Boiteux.
O Governo do Estado distribuiu 8.637 itens de assistência humanitária e todas as equipes de Segurança e Defesa Civil do Estado seguem de prontidão para atendimento às ocorrências e orientação da população.
Uma das regiões mais afetadas pelas chuvas neste sábado, 7, foi a da cidade de Tubarão, no Sul do estado. Os militares receberam 38 chamados durante todo o dia e resgataram aproximadamente 118 pessoas entre às 8h e às 23h. O município é de responsabilidade do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e inclui os 18 municípios da Associação de Municípios Região de Laguna, além de Garopaba, Lauro Müller e Orleans.
O subcomandante major Marques explicou que as chuvas se acumulam na região mais alta e depois o volume acumulado desce para Tubarão, onde fica represado. “Houve muitos chamados na parte da tarde. Porque houve muita chuva durante a madrugada e manhã do sábado. Como a gente tem um desnível bastante acentuado da serra até aqui e de Tubarão pra Laguna a gente tem um desnível de só 9 metros, o tempo de retenção desse volume aqui em Tubarão é muito grande. Então acaba ocasionando muitos pontos de alagamento e a gente também teve muita inundação em alguns pontos ribeirinhos onde o rio extravasou da calha”, esclareceu o major.
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045