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Planejamento da Operação Presença 2017 tem início

Entidades envolvidas na iniciativa se reuniram nessa terça-feira (Foto: Petra Mafalda/PMF)

Publicado em 03/08/2016

Os encontros para planejar as ações da Operação Presença – Verão 2017 tiveram início nessa terça-feira (02/08), com a participação de aproximadamente 100 dirigentes e representantes de órgãos, entidades e o trade turístico, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis. Participaram da reunião, ainda, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marco Aurélio Floriani, o presidente em exercício da Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais, Luiz Carlos Zaia, e a secretária municipal de Turismo, Zena Becker.

O planejamento deve ocorrer até o final de setembro, devendo ser apresentado no dia 28 daquele mês por todas as entidades envolvidas. As ações começam a ser colocadas em prática a partir de outubro – quando já começa a movimentação de turistas na cidade. Na última temporada, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes (SOL) estimou a vinda de 1,9 milhões de turistas de Santa Catarina, do Brasil e do Exterior a Florianópolis. Todos os trabalhos relacionados à Operação Presença são coordenados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, assim como ocorre desde 2013/2014, ano que começou a ser adotada a atual metodologia de planejamento e de monitoramento das ações.

“A cidade está mobilizada para fazer uma grande temporada. Percebemos que já evoluímos, e muito, com relação ao planejamento das ações. Não existe turismo de qualidade sem que as entidades, organizações e a comunidade estejam integradas. O turismo é feito de um tripé: planejamento, infraestrutura e promoção, sendo ele o responsável pela mobilização de outros 52 setores da economia, como segurança, saúde, educação, indústria. Portanto, não podemos pensar apenas em temporada, e sim em atividades ao longo do ano todo, e é isso que estamos fazendo nos últimos anos”, frisou o presidente do Comtur, Marco Aurélio Floriani.

Em meados de abril a Prefeitura apresentou o balanço final da última operação. A ideia é que as entidades se comprometam a melhorar alguns índices tidos como negativos naquela temporada (2015/16), a fim de aperfeiçoar as ações, dirimindo os impactos e oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade aos florianopolitanos e turistas. De acordo com a Secretaria de Turismo da Capital, o planejamento consiste em mais de 20 reuniões técnicas, que serão divididas em quatro eixos temáticos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer e sustentabilidade, como ocorre desde 2013/14. Esta metodologia busca otimizar os encontros reunindo os órgãos envolvidos de acordo com os eixos relacionados ao seu trabalho e/ou área de atuação. “A falta de pessoal e de recursos foram os principais calos na última temporada para a efetivação de algumas das ações que haviam sido planejadas. Por isso, pedimos para que cada uma das entidades envolvidas se comprometa com aquilo que elas realmente possam fazer, trazendo resultados e qualidade à Operação. É necessário, ainda, que cada uma dê o retorno sobre o andamento das ações planejadas, para que possamos monitorar e observar o que precisa ser mais bem trabalhado naquele momento, se possível, ou na próxima temporada”, ressaltou a secretária Zena Becker.

Entre as conclusões percebidas da última temporada estão: a falta de fiscalização (por falta de pessoal e/ou recursos); a necessidade de campanhas de conscientização nos mais diversos segmentos; a união de esforços para superar a falta de recursos. “Mesmo com as dificuldades, a temporada de 2016 foi percebida de forma positiva pela mídia e o trade turístico, sendo vista como uma das melhores dos últimos anos, e é nesta linha que pretendemos seguir”, frisou Beck.

Da redação