00:00
21° | Nublado

Vinícola boutique apresenta nova safra de seu 'Icono'
Penedo Borges Bodega Boutique lança também o Selección de Parcelas Chardonnay 2021

Com a reabertura das visitações, a Penedo Borges passa a investir fortemente no enoturismo (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 13/10/2022

A Penedo Borges Bodega Boutique, em Mendoza (Argentina), formada por sócios argentinos e brasileiros, reforça sua presença no Brasil com o lançamento do Selección de Parcelas Chardonnay 2021 e a chegada da nova safra de um de seus mais emblemáticos vinhos, o Icono Edición Aniversario 2018.

Conduzida por princípios que mesclam artesanato com tecnologia, o clássico com o moderno, a Penedo Borges é uma pequena vinícola localizada no Alto Agrelo, em Luján de Cuyo (Mendoza), e tem como principal missão resgatar o valor artesanal do vinho, a elaboração manual, a baixa intervenção e uma produção paciente, detalhista e sustentável.

Características que podem ser apreciadas no novo Selección de Parcelas Chardonnay 2021, elaborado com uvas de setores selecionados por suas qualidades únicas e vinificado individualmente em tonéis de carvalho, ressaltando a melhor expressão da casta e o DNA de Agrelo.

Renovando os tributos à trajetória da vinícola, o Icono Edición Aniversario chega ao Brasil em nova safra. Considerado uma representação do trabalho em equipe, onde cada casta entrega sua melhor versão, o vinho foi elaborado a partir de um blend da seleção das melhores parcelas e das melhores barricas da safra 2018.

Com produção limitada e linhas de vinhos praticamente exclusivas, a Penedo Borges já soma um investimento de US$ 4 milhões desde sua fundação, em 2005. As atividades foram iniciadas quando amigos brasileiros, dentre eles Euclides Penedo Borges - engenheiro carioca, dirigente e professor da Associação Brasileira de Sommeliers/RJ -, decidiram investir em vitivinicultura em Mendoza, Argentina.

Ao quadro societário da vinícola foi incorporado recentemente o competente e atual diretor de enologia Juan Manuel González (De Angeles e Gozález & González), que conta com a consultoria do respeitadíssimo especialista em viticultura Santiago Mayorga. O trabalho com as uvas e os vinhos do projeto segue sendo acompanhado pelo sócio-fundador Euclides Penedo Borges.

Investimentos e responsabilidade social

Com ampliação recente da bodega para 190 mil litros, aumentou-se a sala de tanques de fermentação e foi construída a cave subterrânea para os protocolos de microvinificações em barrica.

Certificada como ‘Empresa B’ em 2017, a marca implementou o uso de painéis solares que hoje cobrem 80% de seu consumo de energia. Também conta com uma planta de reciclagem de efluentes líquidos, classificação de resíduos e irrigação por gotejamento em seus 48 hectares, confirmando o compromisso com o meio ambiente.

A Penedo Borges se associou ao projeto Pecum de Luz (Vinos de Luz), que realiza ações junto a ONGs locais, utilizando os vinhos como ferramenta para o financiamento de programas sociais, educativos, desportivos, de saúde e de moradia.

Enoturismo na Penedo Borges

Com a reabertura das visitações, a Penedo Borges passa a investir fortemente no enoturismo. Seu restaurante serve menu sazonal e harmonizado com os vinhos da bodega ou cestas de piquenique para aqueles que preferirem uma refeição despojada ao ar livre.

Visitas guiadas ao vinhedo e à adega, seguidas de degustação, também estão disponíveis para agendamento. E a loja da bodega, para aqueles que não resistem a trazer uma lembrancinha líquida, está aberta.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI