00:00
21° | Nublado

Um brinde à primavera
Confira dicas da sommelière para a escolha de rótulos que oferecem a refrescância e o charme da estação mais florida do ano

Espumantes, brancos e rosés começam a ganhar ainda mais destaque e ter presença garantida na mesa (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 29/09/2022

Após dias mais gelados de inverno, as temperaturas voltam a subir com a chegada da primavera. Nessa transição de estações, não só as temperaturas mudam; a natureza e as flores se revelam, as roupas ganham mais cores, passamos a preferir as comidinhas mais leves e as bebidas mais refrescantes. E como ficam os vinhos nessa mudança de cenário?

'Especial do nhoque' é no Antonio`s

Na Primavera, os enófilos passam a valorizar ainda mais a acidez, a alma do vinho, que é a grande responsável pela vivacidade e a sensação de refrescância na degustação. Com isso, os espumantes, brancos e rosés começam a ganhar ainda mais destaque e ter presença garantida na mesa.

“Além da acidez vibrante, na leveza dessa época do ano, os rótulos apreciados pelos apaixonados por vinhos são mais alegres, coloridos, floridos e instigantes, proporcionando uma combinação incrível de sensações”, comenta a sommelière Marina Bufarah de Souza.

Inovação: Oktoberfest terá chopeiras automatizadas pela primeira vez

Um brinde às flores

Para celebrar a chegada da primavera, a especialista selecionou alguns vinhos especiais, acompanhados de sugestões de harmonização.

Confira a seguir:

Para dar as boas-vindas à estação, nada melhor do que um brinde com uma belíssima taça de vinho branco. A sugestão de Marina para a data é o rótulo Ossa Regional Alentejano Arinto Branco 2020. Por ser elaborado com uma das mais clássicas castas brancas portuguesas, cultivada em solos de granito, é um vinho que oferta uma certa mineralidade acompanhada de uma ótima acidez. Para completar esse momento, um bolinho de bacalhau pode fazer uma harmonização por regionalidade deliciosa.

Feira de Cascaes: um reencontro com a Praça XV, por Fernando Teixeira

Já no universo dos charmosos vinhos rosés, quem contribui com sua graciosidade e traz um brilho especial à mesa é o Root: 1 Reserva Rosé 2020. “A garrafa e o rótulo já encantam à primeira vista e na sequência o vinho, um syrah vinificado em rosé, com notas de frutas vermelhas intensas, saborosa persistência no paladar, que acompanha muito bem um ceviche picante”, sugere a especialista.

Para os dias ensolarados, com as temperaturas mais elevadas, a recomendação é apostar em vinhos tintos de corpo mais leve, frutados e frescos, como o La Jolie Carignan 2019. Trata-se de um francês elegante e equilibrado que, por ser elaborado com uvas da espécie Carignan na região  Languedoc-Roussillon, harmoniza perfeitamente com uma tábua de frios na companhia de bons amigos. Para um bom equilíbrio, deve ser consumido preferencialmente a 15 °C.

Outubro Rosa: AMUCC lança campanha nesta sexta-feira

A primavera, também conhecida como entressafra por estar entre uma estação fria e uma quente, contribui com um clima com boa variedade de temperatura entre o dia e a noite. Com isso, a dica final é escolher sempre vinhos que se adequam bem a essas pequenas oscilações climáticas e trazem leveza e alegria neste período florido.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI