BEBIDAS - 1ª QUINZENA DE MARÇO
Já imaginou ter o seu próprio vinho?
Não aquele que é seu, sim, pois foi comprado com cuidado e carinho numa loja especial, mas um que você pode escolher desde o tamanho da rolha até, é claro, o blend das uvas na exata proporção que deseja. Isso já é realidade há algum tempo nas maiores regiões vinícolas do mundo, como Bordeaux e Califórnia, mas está cada vez mais em alta e contando com adeptos e empresas que proporcionam esse sonho até mesmo no Brasil.
Um dos pioneiros foi o projeto Crushpad, que levava aos clientes a oportunidade de escolher uvas que iriam até o nível Premiere Cru Classé, em Bordeaux, e também que tipo de garrafa, barrica e tudo mais que envolve uma produção de vinho pode limitar, ou seja, aonde a imaginação e o desejo, e claro o bolso, podem levar.
Essa oportunidade criou uma legião de “enólogos amadores” literalmente ao vinhedo, escolhendo parcelas, colhendo as uvas na data preferida e produzindo seu vinho com o auxílio de grandes especialistas em cada região.
Você quer um barril de Cabernet Sauvignon do vinhedo L’Enclos na badalada Pauillac em Bordeaux? Sem problema, é só desembolsar 12.500 libras.
Na verdade, a maioria dos vinhos são assemblages escolhidas a dedo pelos seus “donos”, que irão dar nome e um rótulo pessoal a sua nova obra-prima.
Hoje, um enófilo que pode despender uma boa quantia de dinheiro para realizar seu sonho tem a chance de ter uma seleção que conta com as melhores regiões produtoras do mundo. Temos vinícolas na Austrália, Califórnia, Bordeaux, Champagne e até mesmo no Brasil com projetos similares.
Por aqui, empresas como Miolo Wine Group, que tem o concorrido projeto Wine Maker, e Almaúnica, que lhe da a chance de ter um barril só seu, foram algumas das primeiras a apostar nesse segmento. Mas se quiser ter algo ainda mais pessoal, por que não comprar uma casa num condômino vinhedo, com sua própria vinícola compartilhada com seus vizinhos e a chance de produzir um vinho especial toda safra? Pois é, essa é uma chance ainda mais concreta de você ter seu vinho e isso acontece em locais como Tupungato Winelands, na região de Mendoza.
São diversas opções para a quantidade que deseja ou para quanto quer gastar, mas o melhor é que, mesmo sem conhecer sobre enologia, esses projetos nos permite conviver com alguns dos grandes enólogos do mundo e aprender in loco.
Sobre o autor
Eduardo Machado Araujo
Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers
Ver outros artigos escritos?