00:00
21° | Nublado

Tchau para as varizes: técnicas inovadoras são realizadas em clínica da Capital
Incômodas veias podem ser tratadas com métodos menos invasivos

Tratamentos são realizados na Vascular Care (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 05/08/2022

Na semana passada, falamos sobre as varizes e as técnicas mais inovadoras para tratá-las, de acordo com o Dr Marcelo Mandelli, diretor técnico da Clínica Vascular Care. Hoje, você conhecerá a fundo as duas técnicas: CLACS e ATTA Concept.

CLACS

A técnica CLACS (Cryoescleroterapia + Cryolaser) associa o laser NdYag 1064 a jatos de ar gelado (-20ºC), com as injeções de líquidos esclerosantes, potencializando os resultados e praticamente eliminando a dor, sem a necessidade do uso de anestésicos. O Laser Harmony XL – Alma Laser/Israel é um equipamento de última geração, idealizado para implementar uma nova tecnologia médica não invasiva, que engloba todos os mais modernos avanços obtidos nesta área. 

Com esse equipamento, é possível realizar disparos com mais energia, permitindo que seja aplicado em veias mais calibrosas, inclusive em pacientes com peles morena ou bronzeada. Além de tratar as varizes das pernas, é possível tratar os vasos da face e do nariz, áreas em que o uso de agulhas está contraindicado. A  técnica amplia o leque dos casos que podem ser tratados no consultório, reduzindo a necessidade de cirurgia em 80%.

Principais vantagens:

– Permite tratar varizes mais calibrosas sem necessidade de cirurgia;

– A aplicação é menos dolorida. O jato de ar congelado permite que as sessões de laser sejam praticamente indolores;

– Guiado pela realidade aumentada, atinge somente as varizes, preservando as veias normais;

– Não há restrição nas atividades físicas;

– Sem necessidade de restrição ao sol;

– Nos vasos da face, a indicação é sempre o tratamento com laser;

– Diminui a ocorrência de varizes nas regiões tratadas, evitando o surgimento de novos vasos por esclerose com agulhas e técnica inadequada.


ATTA Concept

A revolucionária técnica ATTA Concept permite tratar varizes calibrosas e safenas sem a necessidade de cortes, possibilitando melhor recuperação e resultados estéticos.

As veias são tratadas com o uso do Endolaser 1470nm, aliando um protocolo moderno, que possui mais detalhamento, refinamento e tecnologia, gerando mais eficiência nos procedimentos de varizes, promovendo sua saúde e beleza. Além dos resultados estéticos surpreendentes, a abordagem pela técnica ATTA Concept consegue mapear veias não visíveis na pele, tratando a doença varicosa de forma mais completa e reduzindo as recidivas que incomodam tantas pessoas que foram submetidas à cirurgia convencional.

Como funciona o procedimento?

A fibra do Endolaser 1470nm é introduzida através de uma pequena punção da veia sem cortes. O calor emitido pelo laser promove o fechamento das varizes médias e calibrosas, sem romper os vasos, diferente de como ocorre nas cirurgias convencionais. Todo o procedimento é guiado pelo ecodoppler, trazendo mais segurança e eficácia.

Os procedimentos são realizados com anestesia local ou raqui anestesia, dependendo da quantidade de varizes a serem tratadas. Essa técnica possibilita que o paciente seja liberado após algumas horas do procedimento, sem a necessidade de internação hospitalar.

A grande vantagem do tratamento é que, após 24h do procedimento, o paciente pode retornar as suas atividades normais, sem a necessidade de repouso prolongado. O médico Dr. Marcelo B. Mandelli recomenda  aguardar uma semana para atividades físicas muito intensas, porém, caminhadas e musculação estão liberadas. A exposição ao sol é liberada após alguns dias, por não haver cortes durante o procedimento.

Principais vantagens:

– Não tem necessidade de cortes;

– Não tem necessidade de internação hospitalar;

– Retorno às atividades precocemente, sem repouso prolongado;

– Redução significativa dos hematomas e dor pós-operatórios;

– Pode se expor ao sol após alguns dias do procedimento;

– Tratamento das varizes de forma mais completa e eficaz, tratado as raízes venosas.

É importante salientar que o tratamento deve ser acompanhado por um especialista cirurgião vascular, que realiza uma avaliação preliminar detalhada com realidade aumentada e ecodoppler, no consultório, e acompanhamento posterior às sessões, evitando não só comprometimentos estéticos, mas também riscos para a saúde do paciente. Após a conclusão do tratamento, é só aguardar o próximo verão para mostrar as pernas livres das varizes e muito mais bonitas.

A maioria das pessoas pode se beneficiar desse tratamento. Mas, para saber se há ou não indicação para o seu caso, é necessária uma avaliação com um médico vascular.
 



Dr. Marcelo Mandelli é diretor técnico da Clínica Vascular Care, em Florianópolis. É também chefe do serviço de Cirurgia Vascular do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina; e do Hospital Regional de São José, referência estadual da alta complexidade, onde atua desde 2003. 

 

Vascular Care
Av. Trompowsky, 291 - Sala 703 - Centro
Contato: (48) 99928-0500

@clinicavascularcare/