Tratamento das varizes: Esqueça tudo o que você conhece sobre o assunto
Técnicas modernas para o tratamento das incômodas veias oferecem menos dor e rápida recuperação
As varizes são um tormento diário para muitas pessoas, especialmente para os idosos. Felizmente, novas técnicas de tratamento proporcionam excelentes resultados, menos dor e não necessitam de repouso prolongado, oferecendo ao paciente a qualidade de vida que ele tanto deseja.
Mas afinal, o que são as varizes? As varizes - aquelas veias azuladas e tortuosas, podem causar dores, desconforto e cansaço nas pernas, além de comprometerem a estética corporal. Elas atingem pelo menos 20% da população, variando de acordo com uma série de características, entre elas o tipo de pele, aparecendo com mais frequência nas pessoas com pele mais clara.
De acordo com o Dr Marcelo Mandelli, diretor técnico da Clínica Vascular Care, e especialista em Cirurgia Vascular, as varizes chegam a atingir 80% da população de Santa Catarina. “Devido à influência da colonização europeia, os catarinenses têm muito mais varizes que a população da Bahia, por exemplo”, explica.
Ele explica que a incidência de varizes é muito maior nas mulheres: a proporção é de cinco mulheres para cada homem com o problema. “As varizes são consideradas uma doença crônica, ocorrendo agravamento pelo avanço da idade, e os principais fatores de risco são: hereditariedade, anticoncepcionais hormonais, reposição hormonal, gestação, permanecer longos períodos em pé e obesidade”.
Porém, o Dr. Mandelli afirma que pessoas de todas as idades buscam a recuperação das pernas e, a cada dia, cresce o número de homens e mulheres que buscam o tratamento para varizes a fim de melhorarem a sua qualidade de vida. “Muitos pacientes querem se livrar das dores e do incômodo das veias doentes, mas uma boa parte quer mostrar as pernas sem constrangimentos”, conta.
Técnicas modernas e recuperação rápida
Para aqueles que vêm adiando o tratamento para dar fim às indesejáveis veias, este é o momento ideal. As técnicas terapêuticas estão muito mais modernas, menos dolorosas, com rápida recuperação e, principalmente, com excelentes resultados estéticos.
A Clínica Vascular Care trabalha com o Veinviewer, equipamento de realidade aumentada que identifica veias com até 1 cm de profundidade, associado ao ecodoppler, que permite uma avaliação muito mais detalhada das varizes. A realidade aumentada dá uma nova dimensão, possibilitando ao cirurgião vascular enxergar, literalmente, através da pele de seus pacientes.
Dr. Mandeli ressalta que o tratamento específico das varizes depende, fundamentalmente, da veia a ser tratada: “Aqueles cordões varicosos, salientes e visíveis, que elevam a pele, são de tratamento cirúrgico pela técnica ATTA Concept; já as veias azuis menores e os vasinhos (telangectasias) devem ser tratados pela técnica CLACS. Essas técnicas são um marco no tratamento das varizes, permitindo terapias mais rápidas e simples”.
Ele lembra que a experiência do cirurgião vascular nas diferentes técnicas é fator determinante, pois quase sempre os pacientes apresentam diferentes tamanhos e tipos de veias e isso exige uma combinação de técnicas para obter os melhores resultados.
Na próxima semana você conhecerá as duas técnicas ultramodernas utilizadas na Vascular Care!
Dr. Marcelo Mandelli é diretor técnico da Clínica Vascular Care, em Florianópolis. É também chefe do serviço de Cirurgia Vascular do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina; e do Hospital Regional de São José, referência estadual da alta complexidade, onde atua desde 2003.
Vascular Care
Av. Trompowsky, 291 - Sala 703 - Centro
Contato: (48) 99928-0500
@clinicavascularcare/